Buscar

Considere as seguintes afirmacoes com relação aos controles externo e interno da administração pública, tendo em vista os artigos 70 a 75 da Consti...

Considere as seguintes afirmacoes com relação aos controles externo e interno da administração pública, tendo em vista os artigos 70 a 75 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

I. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma independente, sistema de controle interno, com a finalidade de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

II. Os responsáveis pelo controle externo, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas competente, sob pena de responsabilidade subsidiária.

III. A competência exclusiva do Congresso Nacional para sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa é uma forma de controle externo.

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e III. Justificativa: A afirmativa I está correta, pois a Constituição Federal de 1988 prevê que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem manter, de forma independente, sistema de controle interno, com a finalidade de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional (art. 74, CF/88). A afirmativa III também está correta, pois a Constituição Federal de 1988 prevê que é competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa (art. 49, V, CF/88), o que configura uma forma de controle externo. Já a afirmativa II está incorreta, pois a responsabilidade pelo controle externo é do Tribunal de Contas, e não dos responsáveis pelo controle externo. Além disso, a Constituição Federal de 1988 prevê que os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas competente, sob pena de responsabilidade solidária (art. 74, § 1º, CF/88).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais