Buscar

3) Paciente feminino, 36 anos, atendida na UBS Areal Leste em fevereiro de 2023, em Pelotas. Apresentava febre. Em consulta relata urgência urinári...

3) Paciente feminino, 36 anos, atendida na UBS Areal Leste em fevereiro de 2023, em Pelotas. Apresentava febre. Em consulta relata urgência urinária além de dor na parte inferior das costas e muita dor ao urinar, questionada quanto a aparência da urina, relata aparência turva e odor forte. Em seu prontuário havia resultados de diagnósticos laboratoriais de infecções de trato urinário (ITU) por Staphylococcus aureus, em maio e em outubro de 2022. Foi prescrito antimicrobiano empírico e solicitação de coleta da primeira urina da manhã para realização de urocultura, que foi realizada no dia seguinte à consulta. Dois dias após a consulta a paciente retorna à UBS, relatando ainda muitas dores ao urinar, com a reclamação de que os sintomas haviam piorado. O médico atendente entra em contato por telefone com o laboratório, solicitando os resultados parciais da amostra. Resultados parciais fornecidos via telefonema: Crescimento suficiente em número, compatível com ITU em ágar nutriente e ágar Mc Conkey. Neste as UFC se apresentavam vermelho rosa. Ainda não havia resultado conclusivo quanto ao agente etiológico da ITU. A partir dos resultados parciais, podemos afirmar: (Assinale a melhor resposta, quanto à especificidade do resultado)

a) Se trata de infecção urinária bacteriana, mas refuta-se se tratar de ITU por Staphylococcus aureus.
b) Se trata de infecção urinária bacteriana por bacilo Gram negativo.
c) Se trata de infecção urinária bacteriana por bacilo Gram positivo.
d) Se trata de infecção urinária bacteriana por Escherichia coli.
e) Se trata de infecção urinária bacteriana por bacilo Gram negativo, porém não é possível afirmar ser Escherichia coli.
f) Se trata de infecção urinária bacteriana por bacilo Gram positivo, porém não é possível afirmar ser Escherichia coli.

Essa pergunta também está no material:

P2 DE MICROBIOLOGIA - 272
8 pág.

Microbiologia Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir dos resultados parciais fornecidos pelo laboratório, podemos afirmar que a melhor resposta é a letra E: "Se trata de infecção urinária bacteriana por bacilo Gram negativo, porém não é possível afirmar ser Escherichia coli". Isso porque o crescimento suficiente em número, compatível com ITU, em ágar nutriente e ágar Mc Conkey, com UFC vermelho rosa, sugere uma infecção urinária bacteriana por um bacilo Gram negativo, mas ainda não é possível afirmar qual é o agente etiológico específico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais