Buscar

Um homem de 50 anos de idade relata história de hipertensão há três anos. Queixa-se de fadiga e câimbras musculares esporádicas. Não há história fa...

Um homem de 50 anos de idade relata história de hipertensão há três anos. Queixa-se de fadiga e câimbras musculares esporádicas. Não há história familiar de hipertensão. O paciente não teve outro problema médico signi�cativo no passado. O exame físico revelou pressão arterial de 168/104 mmHg. Os exames laboratoriais complementares indicam que o paciente tem hiperaldosteronismo primário. Qual dos seguintes conjuntos de achados se espera encontrar nesse homem com hipertensão por hiperaldosteronismo primário?
Aumento do líquido extracelular; diminuição da atividade de renina no plasma e diminuição da concentração de potássio no plasma.
Aumento do líquido extracelular; aumento da atividade de renina no plasma e aumento da concentração de potássio no plasma.
Aumento do líquido extracelular; diminuição da atividade de renina no plasma e aumento da concentração de potássio no plasma.
Aumento do líquido extracelular; diminuição da atividade de renina no plasma e diminuição da concentração de potássio no plasma.
Aumento do líquido extracelular; aumento da atividade de renina no plasma e diminuição da concentração de potássio no plasma.
Diminuição do líquido extracelular; diminuição da atividade de renina no plasma e diminuição da concentração de potássio no plasma.
a)
b)
c)
d)
e)

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE II Estudos 4
3 pág.

Biomedicina Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C: "Aumento do líquido extracelular; diminuição da atividade de renina no plasma e aumento da concentração de potássio no plasma." O hiperaldosteronismo primário é uma condição em que as glândulas supra-renais produzem excesso de aldosterona, um hormônio que regula o equilíbrio de sódio e potássio no corpo. Isso pode levar a um aumento da pressão arterial e a uma diminuição dos níveis de potássio no sangue. Os sintomas incluem hipertensão arterial, fadiga, câimbras musculares e aumento da sede. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como dosagem de aldosterona e renina plasmática. Na alternativa C, espera-se encontrar aumento do líquido extracelular, diminuição da atividade de renina no plasma e aumento da concentração de potássio no plasma, que são achados comuns em pacientes com hiperaldosteronismo primário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando