Buscar

Analise as assertivas abaixo: I. O reinado de Luís XIV durou mais de 50 anos, fundado no absolutismo monárquico. O rei controlava a política e os a...

Analise as assertivas abaixo:
I. O reinado de Luís XIV durou mais de 50 anos, fundado no absolutismo monárquico. O rei controlava a política e os assuntos do Estado, a economia, a sociedade e até mesmo o modo da nobreza se vestir. Ele incentivava as artes, pois as considerava, também, assunto de Estado.
II. O poder absoluto e a centralização administrativa eram objetivos de Luís XIV. Ele fez o Estado francês se tornar ateu e laico. A ideia era acabar com a influência que a Igreja Católica tinha no meio da nobreza para que o rei não tivesse que perder fatias de seu próprio poder.
III. Luís XIV seguia a tradição da dinastia capetiana adepta da ideia do “rei que faz alguma coisa” (para não dizer do rei que faz tudo!). Após a coroação, ele anunciou que comandaria o Estado por si mesmo e que solicitaria a opinião de seus ministros apenas quando julgasse necessário.
IV. Luís XIV fez uma reorganização administrativa, econômica, política e militar e se dedicou a coisas como a fortificação das regiões fronteiriças, o fortalecimento da marinha de guerra, a criação de academias e a elaboração do primeiro mapa da França. A construção do Palácio de Versalhes, uma vitrine cultural, científica e política da França, foi por ele acompanhada de perto.
a I e II corretas, enquanto III e IV incorretas.
b II e III corretas, enquanto I e IV incorretas.
c I, III e IV corretas, enquanto II incorreta.
d II, III e IV corretas, enquanto I incorreta.
e III e IV corretas, enquanto I e II incorretas.

Essa pergunta também está no material:

MEDICINA - CADERNO 2-237-238
2 pág.

Enem IFMG - Campos CongonhasIFMG - Campos Congonhas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I e II corretas, enquanto III e IV incorretas". A assertiva I está correta, pois Luís XIV governou a França por mais de 50 anos, adotando o absolutismo monárquico e controlando todos os assuntos do Estado, incluindo a economia, a sociedade e as artes. A assertiva II também está correta, pois Luís XIV buscava o poder absoluto e a centralização administrativa, além de ter feito o Estado francês se tornar laico e ateu para diminuir a influência da Igreja Católica na nobreza. Já a assertiva III está incorreta, pois a dinastia capetiana não era adepta da ideia do "rei que faz alguma coisa", e sim da ideia de que o rei deveria governar com o auxílio de seus conselheiros. Por fim, a assertiva IV também está incorreta, pois Luís XIV não fez a França se dedicar a coisas como a fortificação das regiões fronteiriças, o fortalecimento da marinha de guerra, a criação de academias e a elaboração do primeiro mapa da França. Essas foram realizações de outros governantes franceses. No entanto, é verdade que Luís XIV construiu o Palácio de Versalhes como uma vitrine cultural, científica e política da França.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais