Buscar

Descreva, porque, as arteríolas são os principais locais onde ocorre a regulação do fluxo sanguíneo e, principal local gerador de resistência ao fl...

Descreva, porque, as arteríolas são os principais locais onde ocorre a regulação do fluxo sanguíneo e, principal local gerador de resistência ao fluxo sanguíneo. Como funciona esse processo ? Explique por que o aumento do débito cardíaco geralmente é transitório, sendo seguido por diminuição e aumento da pressão arterial.
R= As arteríolas têm capacidade de regular o fluxo sanguíneo por diversos fatores. 1) A auto regulação miogênica do músculo liso vascular que reveste as arteríolas ajusta o fluxo sanguíneo. Quando a pressão arterial aumenta, o fluxo sanguíneo que passa pela arteríola aumenta juntamente, mas as fibras do músculo liso se distendem e isso ocasiona contração da arteríola, diminuindo a luz do vaso e aumentando a resistência ao fluxo sanguíneo e sua consequente diminuição. 2) Existência de esfíncteres pré-capilares que regulam o fluxo sanguíneo para os capilares. 3) Controle local pela mudança da resistência arteriolar por moléculas parácrinas (O2, CO2, NO) que são secretadas por células endoteliais que revestem os vasos ou células que estão sendo supridas pelas arteríolas em questão. O débito cardíaco é o volume sanguíneo ejetado pelo ventrículo esquerdo em determinado intervalo de tempo, um aumento no débito cardíaco acontece durante a prática de exercício intenso, por exemplo. Devido a necessidade de maior suprimento sanguíneo para os tecidos, quando essa quantidade maior que a habitual de sangue flui para os ventrículos, o miocárdio se distende até um comprimento maior, e aumenta sua força de contração. O ventrículo esquerdo ejeta sangue com mais força para a Aorta o que causa o aumento da pressão arterial sistêmica.

Essa pergunta também está no material:

Questionário de Fisiologia II
12 pág.

Fisiologia Humana I Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As arteríolas são os principais locais onde ocorre a regulação do fluxo sanguíneo e, principal local gerador de resistência ao fluxo sanguíneo devido a sua capacidade de regular o fluxo sanguíneo por diversos fatores. A auto regulação miogênica do músculo liso vascular que reveste as arteríolas ajusta o fluxo sanguíneo. Quando a pressão arterial aumenta, o fluxo sanguíneo que passa pela arteríola aumenta juntamente, mas as fibras do músculo liso se distendem e isso ocasiona contração da arteríola, diminuindo a luz do vaso e aumentando a resistência ao fluxo sanguíneo e sua consequente diminuição. Além disso, existe a existência de esfíncteres pré-capilares que regulam o fluxo sanguíneo para os capilares e o controle local pela mudança da resistência arteriolar por moléculas parácrinas (O2, CO2, NO) que são secretadas por células endoteliais que revestem os vasos ou células que estão sendo supridas pelas arteríolas em questão. O aumento do débito cardíaco geralmente é transitório, sendo seguido por diminuição e aumento da pressão arterial devido à necessidade de maior suprimento sanguíneo para os tecidos. Quando essa quantidade maior que a habitual de sangue flui para os ventrículos, o miocárdio se distende até um comprimento maior, e aumenta sua força de contração. O ventrículo esquerdo ejeta sangue com mais força para a Aorta o que causa o aumento da pressão arterial sistêmica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais