Buscar

Sobre as falhas de mercado e de governo, considere as seguintes afirmações: I.As falhas de mercado nunca são capazes de justificar a intervenção es...

Sobre as falhas de mercado e de governo, considere as seguintes afirmações:
I.As falhas de mercado nunca são capazes de justificar a intervenção estatal na economia.
II.As falhas de governo oferecem uma perspectiva neoliberal ao problema da intervenção do Estado na economia e sugerem que, nem sempre, a intervenção do Estado é capaz de corrigir eficientemente as falhas de mercado.
III.Captura regulatória é um exemplo típico de falha de governo, no qual os interesses públicos são cooptados pelos interesses particulares.
A assertiva I é falsa e as assertivas II e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONARIO 2 AVA UNIP ECONOMIA _ Passei Direto
5 pág.

Economia I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta é: "A assertiva I é falsa e as assertivas II e III são verdadeiras". As falhas de mercado são situações em que o mercado não consegue alocar recursos de forma eficiente, levando a uma alocação ineficiente de recursos. Essas falhas podem justificar a intervenção do Estado na economia, por exemplo, para corrigir externalidades negativas ou para garantir a concorrência. Já as falhas de governo ocorrem quando o Estado não consegue cumprir suas funções de forma eficiente, levando a uma alocação ineficiente de recursos. A captura regulatória é um exemplo de falha de governo, em que os interesses públicos são cooptados pelos interesses particulares. Portanto, a afirmação I é falsa, pois as falhas de mercado podem justificar a intervenção do Estado na economia. Já as afirmações II e III são verdadeiras, pois as falhas de governo podem oferecer uma perspectiva neoliberal ao problema da intervenção do Estado na economia e a captura regulatória é um exemplo típico de falha de governo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais