Buscar

A partir do momento em que um fármaco é administrado ao paciente, uma série de fenômenos ocorre até que essa substância química exerça seus efeitos...

A partir do momento em que um fármaco é administrado ao paciente, uma série de fenômenos ocorre até que essa substância química exerça seus efeitos terapêuticos e seja, posteriormente, excretada. Uma parte desses fenômenos são estudados pela farmacocinética. A respeito da farmacocinética, analise as sentenças a seguir:
I- A farmacocinética pode ser didaticamente dividida através do acrônimo ADME - Absorção, Distribuição, Mecanismo de ação e Excreção.
II- A farmacocinética estuda também a forma que o corpo e seus compartimentos interagem com os fármacos em função do tempo.
III- A absorção, fenômeno que compõe a farmacocinética, se refere à passagem das moléculas do fármaco através de diversas membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para a circulação sanguínea.
IV- O metabolismo, ou biotransformação, tem a função de tornar as moléculas do fármaco passíveis de excreção, alterando suas estruturas químicas através de processos enzimáticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

toxologia 1
4 pág.

Fisioterapia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - As sentenças I, III e IV estão corretas. A farmacocinética é a área da farmacologia que estuda o movimento dos fármacos no organismo, desde a sua administração até a sua eliminação. O acrônimo ADME é utilizado para representar as quatro fases da farmacocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção. A absorção é a passagem das moléculas do fármaco através de diversas membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para a circulação sanguínea. O metabolismo, ou biotransformação, tem a função de tornar as moléculas do fármaco passíveis de excreção, alterando suas estruturas químicas através de processos enzimáticos. O mecanismo de ação não faz parte da farmacocinética, mas sim da farmacodinâmica, que é a área da farmacologia que estuda os efeitos dos fármacos no organismo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina