Buscar

Leia o excerto a seguir:  Muitos dos conflitos que ocorrem em sociedades plurilíngues, com presença de línguas minoritárias, derivam do equívoco de...

Leia o excerto a seguir: 

Muitos dos conflitos que ocorrem em sociedades plurilíngues, com presença de línguas minoritárias, derivam do equívoco de delegar todas as responsabilidades do destino das línguas ao Estado (ou à escola como instrumento do Estado) e supor equivocadamente que as ações individuais com relação às línguas não têm qualquer efeito sobre esses conflitos, que se acredita serem resolvidos exclusivamente por ações do poder público.

Fonte: ALTENHOFEN, C. V. Bases para uma política linguística das línguas minoritárias no Brasil. In: NICOLAIDES, C. et al. (org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 104. 

A Linguística Aplicada compreende um guarda-chuva de áreas ou temáticas a serem observadas pelo pesquisador. Sobre as áreas de aplicação da Linguística Aplicada, analise as afirmativas a seguir: 

I. A língua inglesa tornou-se muito mais popular desde que a Internet surgiu como ferramenta universal de comunicação, o que interessa à área da Linguística Aplicada às telecomunicações. 

II. O ensino de uma segunda língua tal como é o caso do inglês suscita questionamentos acerca das diretrizes a serem dadas ao idioma: qual inglês ensinar?  

III. Conflitos sociais são observados pela Análise do Discurso que observa a língua como ato social, o que torna a Linguística Aplicada também uma ferramenta de estudo social, além de linguístico. 

IV. No Brasil, a Linguística aplicada observa as múltiplas manifestações da linguagem, englobando, portanto, o multilinguismo, que caracteriza nosso país e os conflitos ou tensões inerentes. É correto o que se afirma em: 

A) II, III e IV, apenas.


B) II e IV, apenas.


C) I, II e III, apenas.


D) I e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais