Buscar

18-A respeito da força magnética que pode atuar sobre um próton que se encontra nas proximidades de um longo condutor retilíneo percorrido por corr...

18-A respeito da força magnética que pode atuar sobre um próton que se encontra nas proximidades de um longo condutor retilíneo percorrido por corrente elétrica, é correto afirmar que:

a) a força magnética é máxima quando o próton se desloca obliquamente em relação ao condutor.
b) a intensidade da força magnética decresce com o quadrado da distância do próton ao condutor.
c) a força magnética é de atração quando o próton se desloca paralelamente ao fio e contrário ao sentido (convencional) da corrente.
d) a força magnética é de atração quando o próton se desloca paralelamente ao fio e no sentido (convencional) da corrente.
e) a intensidade da força magnética é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade da corrente no condutor.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios De Física (18)
14 pág.

Física Teórica para Engenharia II Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) a força magnética é de atração quando o próton se desloca paralelamente ao fio e no sentido (convencional) da corrente. Quando um próton se move paralelamente a um fio condutor percorrido por corrente elétrica, ele sofre uma força magnética perpendicular à sua velocidade e ao sentido da corrente elétrica. Essa força é atraente quando o próton se move no mesmo sentido da corrente elétrica e repulsiva quando se move em sentido contrário. Quando o próton se move obliquamente em relação ao fio, a força magnética é máxima quando o movimento é perpendicular ao fio. A intensidade da força magnética não depende da distância do próton ao fio, mas sim da intensidade da corrente elétrica no fio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais