Buscar

“Nas últimas décadas fortaleceu-se, no campo dos estudos e das práticas relacionadas com a formação inicial de professores, a crítica à racionalida...

“Nas últimas décadas fortaleceu-se, no campo dos estudos e das práticas relacionadas com a formação inicial de professores, a crítica à racionalidade técnica instrumental, ou seja, o questionamento das práticas formativas baseadas em paradigmas positivistas, presentes na abordagem da pedagogia tecnicista que tende a separar teoria e prática, conteúdo e forma, reflexão e ação”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, C. M. de; SOARES, K. C. D. Professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: aspectos históricos e legais da formação. Curitiba: IBPEX, 2011, p. 110.

Considerando a citação e os conteúdos da Videoaula da Aula 04, Tema 01– Crítica à racionalidade técnico-instrumental, quais são as características da prática desenvolvida com base na racionalidade técnica instrumental com relação ao ensino? Analise as seguintes afirmativas:



I -  Visa desenvolver uma atitude investigativa em relação à prática.

II - Visa uma reflexão baseada nas práticas imediatas e emergentes.

III - Visa à eficiência e à produtividade no ensino.

IV – Visa à lógica de formar sujeitos flexíveis, mas adaptados à lógica social. 


Estão corretas apenas as afirmativas:

AI e II.

BI e III.

CIII e IV.

DII e III.

E I, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a citação e os conteúdos da Videoaula da Aula 04, Tema 01 - Crítica à racionalidade técnico-instrumental, a prática desenvolvida com base na racionalidade técnica instrumental com relação ao ensino visa à eficiência e à produtividade no ensino, ou seja, a afirmativa III está correta. As outras afirmativas estão incorretas. Portanto, a alternativa correta é a letra B) III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais