Buscar

Em termos globais, o território brasileiro está na placa tectônica sul-americana, em sua porção continental. Essa grande placa tem nos seus limites...

Em termos globais, o território brasileiro está na placa tectônica sul-americana, em sua porção continental. Essa grande placa tem nos seus limites principais a placa africana a oeste, separada pela cadeia meso-oceânica; a leste está a Cordilheira dos Andes, que é produto da subducção da placa de nazca, onde está o Oceano Pacífico. A figura a seguir demonstra a disposição das placas.
O território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à dinâmica interna do planeta.
Assinale a alternativa correta:

A Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia estão sobre o orógeno da Cordilheira dos Andes e pois, como já sabemos, lugares de cordilheiras recentes são áreas pouco ativas em relação à dinâmica interna do planeta.
B Países como as Guianas, Suriname, Paraguai e Uruguai, assim como o Brasil, se situam em zonas interna do planeta e todos possuem vulcões e consequentemente terremotos.

Essa pergunta também está no material:

geologia e mecanica do solo apol2
7 pág.

Física I Castelo Branco C E Pres Em N ProfisCastelo Branco C E Pres Em N Profis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia estão sobre o orógeno da Cordilheira dos Andes e pois, como já sabemos, lugares de cordilheiras recentes são áreas pouco ativas em relação à dinâmica interna do planeta." Essa alternativa está correta porque a Cordilheira dos Andes é uma cadeia de montanhas que se formou devido à subducção da placa de Nazca sob a placa Sul-Americana, o que indica que a região é uma zona de borda de placa tectônica, ou seja, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica. Já o território brasileiro está numa posição conhecida como intraplaca, distante das bordas das placas tectônicas, e essa posição nem sempre está sujeita à dinâmica interna do planeta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais