“Segundo Santos [...], foram Willard Frank Libby [...] e sua equipe que criaram a técnica do carbono-14, com base nos estudos feitos nos anos de 1940 [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: CORDEIRO, Silmara Terezinha Pires. Evolução Biológica: atualizações na linha do tempo da Teoria da Evolução. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 237.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Evolução Biológica: atualizações na linha do tempo da Teoria da Evolução, assinale a alternativa correta em relação a atuação do carbono-14 na datação dos fósseis:
AO carbono-12 é um isótopo estável que reage com o oxigênio da atmosfera e transforma-se gradualmente em carbono-14, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo.
BO carbono-14 é um isótopo instável e, em contato com a atmosfera, com seu decaimento a proporção de carbono-12 aumenta, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo.
CO carbono-14 é um isótopo estável e não reage na atmosfera, fato permite que ele continue em altas quantidades comparado ao carbono-12, possibilitando medir a idade cronológica do fóssil.
DO carbono-14 reage com o carbono atmosférico e transforma-se em isótopos instáveis de carbono-10 permitindo a datação fóssil de plantas, animais e até microrganismos.
EO carbono-14 mantem-se no organismos, principalmente em parte mineralizadas, facilitando a datação cronológica dos fósseis.
Ed
há 6 meses
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta em relação à atuação do carbono-14 na datação de fósseis: A) O carbono-12 é um isótopo estável que reage com o oxigênio da atmosfera e transforma-se gradualmente em carbono-14, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo. - Incorreto. O carbono-12 é estável, mas o carbono-14 não se forma a partir do carbono-12 dessa maneira. B) O carbono-14 é um isótopo instável e, em contato com a atmosfera, com seu decaimento a proporção de carbono-12 aumenta, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo. - Correto. O carbono-14 é realmente um isótopo instável que decai ao longo do tempo, e a proporção de carbono-14 em relação ao carbono-12 é usada para datar fósseis. C) O carbono-14 é um isótopo estável e não reage na atmosfera, fato que permite que ele continue em altas quantidades comparado ao carbono-12, possibilitando medir a idade cronológica do fóssil. - Incorreto. O carbono-14 é instável e não permanece em altas quantidades. D) O carbono-14 reage com o carbono atmosférico e transforma-se em isótopos instáveis de carbono-10, permitindo a datação fóssil de plantas, animais e até microrganismos. - Incorreto. O carbono-14 não se transforma em carbono-10. E) O carbono-14 mantém-se no organismo, principalmente em partes mineralizadas, facilitando a datação cronológica dos fósseis. - Incorreto. O carbono-14 não se mantém em partes mineralizadas após a morte do organismo. Portanto, a alternativa correta é: B) O carbono-14 é um isótopo instável e, em contato com a atmosfera, com seu decaimento a proporção de carbono-12 aumenta, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta em relação à atuação do carbono-14 na datação dos fósseis é a letra B: "O carbono-14 é um isótopo instável e, em contato com a atmosfera, com seu decaimento a proporção de carbono-12 aumenta, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo."
Amire R. M
ano passado
B O carbono-14 é um isótopo instável e, em contato com a atmosfera, com seu decaimento a proporção de carbono-12 aumenta, fato que permite identificar o tempo desde a morte do ser vivo.