Buscar

A extinção do tráfico negreiro em 1850, condição imposta pela Inglaterra para ampliar os mercados consumidores de artigos industrializados, provoco...

A extinção do tráfico negreiro em 1850, condição imposta pela Inglaterra para ampliar os mercados consumidores de artigos industrializados, provocou um sério problema de mão-de-obra para a lavoura cafeeira. Tal fato marca, fundamentalmente, o início do processo de transição do escravismo para o trabalho assalariado no Brasil. Também é(são) característica(s) desse processo, no Brasil do século XIX:
I. a imigração européia, principalmente de italianos e alemães, em função da conjuntura econômica e política da Europa que levava os camponeses e abandonarem as terras nos seus países de origem.
II. o fortalecimento do mercado interno brasileiro, o qual criava condições para o desenvolvimento industrial do país.
III. o aumento do preço do escravo e a correspondente escassez de mão-de-obra, o que provocou uma reforma agrária ainda no II Império, terminando com a produção da grande propriedade, que estava voltada para a exportação.
IV. a abolição da escravatura através da Lei do Ventre Livre de 1871, da Lei dos Sexagenários de 1885 e, finalmente, da Lei Áurea de 1888, o que fortaleceu o governo de D. Pedro II e a manutenção da Monarquia.
a) apenas I e II.
b) apenas III.
c) apenas IV.
d) apenas II e IV.
e) I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios do Segundo Reinado
127 pág.

História AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) apenas I e II. A imigração europeia, principalmente de italianos e alemães, foi uma das características do processo de transição do escravismo para o trabalho assalariado no Brasil. A conjuntura econômica e política da Europa levava os camponeses a abandonarem as terras nos seus países de origem, o que favoreceu a vinda desses imigrantes para o Brasil. O fortalecimento do mercado interno brasileiro e a abolição da escravatura através da Lei do Ventre Livre de 1871, da Lei dos Sexagenários de 1885 e, finalmente, da Lei Áurea de 1888, não foram características desse processo. Já o aumento do preço do escravo e a correspondente escassez de mão-de-obra, o que provocou uma reforma agrária ainda no II Império, terminando com a produção da grande propriedade, que estava voltada para a exportação, foi uma característica do processo de transição do escravismo para o trabalho assalariado no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais