Buscar

A extinção do tráfico negreiro em 1850, condição imposta pela Inglaterra para ampliar os mercados consumidores de artigos industrializados, provoco...

A extinção do tráfico negreiro em 1850, condição imposta pela Inglaterra para ampliar os mercados consumidores de artigos industrializados, provocou um sério problema de mão-de-obra para a lavoura cafeeira. Tal fato marca, fundamentalmente, o início do processo de transição do escravismo para o trabalho assalariado no Brasil. Também é(são) característica(s) desse processo, no Brasil do século XIX:
I. a imigração européia, principalmente de italianos e alemães, em função da conjuntura econômica e política da Europa que levava os camponeses e abandonarem as terras nos seus países de origem.
II. o fortalecimento do mercado interno brasileiro, o qual criava condições para o desenvolvimento industrial do país.
III. o aumento do preço do escravo e a correspondente escassez de mão-de-obra, o que provocou uma reforma agrária ainda no II Império, terminando com a produção da grande propriedade, que estava voltada para a exportação.
IV. a abolição da escravatura através da Lei do Ventre Livre de 1871, da Lei dos Sexagenários de 1885 e, finalmente, da Lei Áurea de 1888, o que fortaleceu o governo de D. Pedro II e a manutenção da Monarquia.
a) apenas I e II.
b) apenas III.
c) apenas IV.
d) apenas II e IV.
e) I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios do Segundo Reinado
127 pág.

História AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) apenas I e II. A imigração europeia, principalmente de italianos e alemães, foi uma das características do processo de transição do escravismo para o trabalho assalariado no Brasil. A conjuntura econômica e política da Europa levava os camponeses a abandonarem as terras nos seus países de origem, o que favoreceu a vinda desses imigrantes para o Brasil. Já o fortalecimento do mercado interno brasileiro e a abolição da escravatura através da Lei do Ventre Livre de 1871, da Lei dos Sexagenários de 1885 e, finalmente, da Lei Áurea de 1888, não foram características desse processo de transição. E o aumento do preço do escravo e a correspondente escassez de mão-de-obra, que provocou uma reforma agrária ainda no II Império, terminando com a produção da grande propriedade, que estava voltada para a exportação, foram características, mas não a única, como afirmado na alternativa III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais