Buscar

23) a) O Rio de Janeiro era a capital e o principal centro político-administrativo do país. Na época, o porto do Rio de Janeiro se constituía em um...

23) a) O Rio de Janeiro era a capital e o principal centro político-administrativo do país. Na época, o porto do Rio de Janeiro se constituía em um dos principais portos exportadores e importadores do país. A cidade também abrigava as primeiras iniciativas industriais do Brasil. b) Procurando eliminar do perfil da cidade o tem acanhado herdado do Período Colonial, Pereira Passos rasgou novas avenidas especialmente a Avenida Central. no coração da cidade; demoliu cortiços; remodelou e ampliou o porto do Rio de Janeiro; fiscalizou habitações, removendo objetos que implicassem em condições favoráveis à proliferação de ratos ou mosquitos; e demoliu quiosques de comércio das ruas cariocas. c) Já na época joanina o governo lusitano propunha mudanças urbanas na cidade do Rio de Janeiro. A proposta de reurbanização da cidade toma-se mais forte no Segundo Reinado, por exemplo, nos discursos parlamentares no Senado observando os problemas da cidade carente de mudanças. No final do século XIX, o fim da escravidão e a imigração européia provocaram um grande afluxo populacional em direção à capital que não tinha como absorver, em condições adequadas, toda essa população. Nesse aspecto, as mudanças no período Rodrigues Alves envolviam um projeto urbano no qual era impossível desvincular a reforma urbano arquitetônica de um saneamento básico e suas implicações como a vacinação obrigatória.

a) O Rio de Janeiro era a capital e o principal centro político-administrativo do país. Na época, o porto do Rio de Janeiro se constituía em um dos principais portos exportadores e importadores do país. A cidade também abrigava as primeiras iniciativas industriais do Brasil.
b) Procurando eliminar do perfil da cidade o tem acanhado herdado do Período Colonial, Pereira Passos rasgou novas avenidas especialmente a Avenida Central. no coração da cidade; demoliu cortiços; remodelou e ampliou o porto do Rio de Janeiro; fiscalizou habitações, removendo objetos que implicassem em condições favoráveis à proliferação de ratos ou mosquitos; e demoliu quiosques de comércio das ruas cariocas.
c) Já na época joanina o governo lusitano propunha mudanças urbanas na cidade do Rio de Janeiro. A proposta de reurbanização da cidade toma-se mais forte no Segundo Reinado, por exemplo, nos discursos parlamentares no Senado observando os problemas da cidade carente de mudanças. No final do século XIX, o fim da escravidão e a imigração européia provocaram um grande afluxo populacional em direção à capital que não tinha como absorver, em condições adequadas, toda essa população. Nesse aspecto, as mudanças no período Rodrigues Alves envolviam um projeto urbano no qual era impossível desvincular a reforma urbano arquitetônica de um saneamento básico e suas implicações como a vacinação obrigatória.

Essa pergunta também está no material:

História - Lista de Exercícios - República Velha - Proj. Medicina
44 pág.

Ensino Médio USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "O Rio de Janeiro era a capital e o principal centro político-administrativo do país. Na época, o porto do Rio de Janeiro se constituía em um dos principais portos exportadores e importadores do país. A cidade também abrigava as primeiras iniciativas industriais do Brasil."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais