Buscar

Qual foi o papel das cidades-estado italianas, como Veneza, Florença e Gênova, no Renascimento e no desenvolvimento cultural e econômico da Europa?

Essa pergunta também está no material:

historia-páginas-19
1 pág.

História Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As cidades-estado italianas, como Veneza, Florença e Gênova, tiveram um papel fundamental no Renascimento e no desenvolvimento cultural e econômico da Europa. Essas cidades eram importantes centros comerciais e financeiros, o que permitiu que elas se tornassem ricas e poderosas. Com essa riqueza, as cidades-estado italianas puderam patrocinar artistas, escritores e cientistas, que produziram algumas das obras mais importantes do Renascimento. Além disso, as cidades-estado italianas eram governadas por famílias ricas e poderosas, como os Médici em Florença e os Doges em Veneza. Essas famílias patrocinavam a arte e a cultura, e muitas vezes competiam entre si para ver quem poderia atrair os melhores artistas e intelectuais. Assim, as cidades-estado italianas foram responsáveis por criar um ambiente cultural e intelectual vibrante que ajudou a impulsionar o Renascimento e a transformar a Europa em um centro de inovação e criatividade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais