Buscar

5. (ENEM PPL) A aquisição de um telescópio deve levar em consideração diversos fatores, entre os quais estão o aumento angular, a resolução ou o po...

5. (ENEM PPL) A aquisição de um telescópio deve levar em consideração diversos fatores, entre os quais estão o aumento angular, a resolução ou o poder de separação e a magnitude limite. O aumento angular informa quantas vezes mais próximo de nós percebemos o objeto observado e é calculado como sendo a razão entre as distâncias focais da objetiva (F1) e da ocular (F2) A resolução do telescópio (P) informa o menor ângulo que deve existir entre dois pontos observados para que seja possível distingui-los. A magnitude limite (M) indica o menor brilho que um telescópio pode captar. Os valores numéricos de P e M pelas expressões: P= e M=7,1+5(log D,) em que D é o valor numérico do diâmetro da objetiva do telescópio, expresso em centímetro.
Ao realizar a observação de um planeta distante e de baixa luminosidade, não se obteve uma imagem nítida. Para melhorar a qualidade dessa observação, os valores de D, F1 e F2 devem ser, respectivamente:
a) aumentado, aumentado e diminuído.
b) aumentado, diminuído e aumentado.
c) aumentado, diminuído e diminuído.
d) diminuído, aumentado e aumentado.
e) diminuído, aumentado e diminuído.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 2 - Ciências da Natureza-355-357
3 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa (b) aumentado, diminuído e aumentado. Para melhorar a qualidade da observação de um planeta distante e de baixa luminosidade, é necessário aumentar o diâmetro da objetiva do telescópio (D), para aumentar a magnitude limite (M) e diminuir a resolução (P). Além disso, é necessário diminuir a distância focal da objetiva (F1) e aumentar a distância focal da ocular (F2) para aumentar o aumento angular. Portanto, a alternativa (b) é a correta, pois apresenta a ordem correta de aumento de D e diminuição de F1 e P, e aumento de F2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais