Buscar

A edição n.º 76 da revista Scientific American Brasil, de 2008, noticiou que pesquisadores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, conseguir...

A edição n.º 76 da revista Scientific American Brasil, de 2008, noticiou que pesquisadores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, conseguiram construir um modelo da célula primitiva, que surgiu há, aproximadamente, 3,5 bilhões de anos e que deu início à jornada da vida na Terra. A partir dessa célula primitiva surgiram os dois tipos fundamentais de células: um, presente em bactérias e cianobactérias e o outro, presente em todos os demais seres vivos conhecidos atualmente, exceto vírus. Esse feito científico é de extrema importância, pois pode fornecer informações mais precisas de como esse processo de diversificação aconteceu.
a) Quais são os dois tipos celulares a que o texto faz referência, e qual é a diferença mais marcante entre eles, visível com o auxílio do microscópio óptico?
b) Em um organismo pluricelular, podemos observar células com um mesmo código genético desempenhando funções muito diferentes, por exemplo, um neurônio e uma célula muscular. Como isso é possível?

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 2 - Ciências da Natureza-169-171
3 pág.

Enem IFPA - Campus BelémIFPA - Campus Belém

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os dois tipos celulares mencionados no texto são: células procarióticas, presentes em bactérias e cianobactérias, e células eucarióticas, presentes em todos os demais seres vivos conhecidos atualmente, exceto vírus. A diferença mais marcante entre eles, visível com o auxílio do microscópio óptico, é que as células procarióticas não possuem núcleo definido, enquanto as células eucarióticas possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear. b) Isso é possível graças a um processo chamado diferenciação celular, que ocorre durante o desenvolvimento embrionário. As células-tronco, que são células indiferenciadas, se diferenciam em diferentes tipos celulares, como neurônios, células musculares, células sanguíneas, entre outras, de acordo com os sinais químicos que recebem do ambiente em que estão inseridas. Esses sinais ativam ou desativam genes específicos nas células, fazendo com que elas se diferenciem em células especializadas com funções específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais