Buscar

O gás N2 é relevante para diversos processos tecnológicos e industriais por ser considerado um gás inerte e, portanto, ser utilizado para evitar co...

O gás N2 é relevante para diversos processos tecnológicos e industriais por ser considerado um gás inerte e, portanto, ser utilizado para evitar contato do processo com espécies reativas presentes na atmosfera. Uma das características que faz o N2 ser inerte é a força de ligação entre átomos de N. O N2 utilizado comercialmente costuma ser obtido por separação do ar atmosférico, composto majoritariamente por N2, 02, CO2, Hélio e Argônio.
a) No preparo de uma amostra de N2 para uso industrial, quatro misturas de gases foram obtidas, conforme apresentado na tabela. Qual ou quais dessas misturas seria(m) adequada(s) para processos que não podem ser realizados na presença de gases oxidantes?
b) Desenhe as estruturas de Lewis para N2 e 02 e explique, com base nessas estruturas, por que a ligação entre os átomos de N no N2 é mais forte do que a ligação entre átomos de O no O2.
c) Calcule, em L, o volume de nitrogênio gasoso que pode ser coletado à temperatura de 30ºC e pressão ambiente de 1atm, a partir desse botijão. Considere que todo líquido pode ser aproveitado e que não houve perdas.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 2 - Ciências da Natureza-562-564
3 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A mistura 4 seria adequada para processos que não podem ser realizados na presença de gases oxidantes, pois é composta apenas por N2 e Hélio, gases inertes que não reagem com outras substâncias. b) A estrutura de Lewis do N2 é formada por dois átomos de nitrogênio unidos por uma ligação tripla, enquanto a estrutura de Lewis do O2 é formada por dois átomos de oxigênio unidos por uma ligação dupla. A ligação entre os átomos de N no N2 é mais forte do que a ligação entre átomos de O no O2 porque a ligação tripla é mais forte do que a ligação dupla, devido à maior proximidade dos átomos de nitrogênio na molécula. c) Para calcular o volume de nitrogênio gasoso que pode ser coletado a partir do botijão, é necessário saber a capacidade do botijão. Supondo que o botijão tenha capacidade de 10 L, e que a pressão do nitrogênio no botijão seja de 5 atm, a quantidade de nitrogênio presente no botijão é de 50 L.atm (PV = nRT, onde P = 5 atm, V = 10 L, n = ?, R = 0,082 atm.L/mol.K e T = 303 K). Como a pressão ambiente é de 1 atm, o nitrogênio pode ser coletado até que a pressão no recipiente de coleta seja igual a 1 atm. Portanto, o volume de nitrogênio gasoso que pode ser coletado é de 10 L (n = PV/RT, onde P = 5 atm, V = 10 L, n = ?, R = 0,082 atm.L/mol.K e T = 303 K; n = 2,04 mol; V = nRT/P, onde P = 1 atm, n = 2,04 mol, R = 0,082 atm.L/mol.K e T = 303 K; V = 10 L).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais