Buscar

“Se não for possível examinar o corpo de delito por perito oficial, é certo que a respectiva perícia pode ser feita por duas pessoas idôneas com cu...

“Se não for possível examinar o corpo de delito por perito oficial, é certo que a respectiva perícia pode ser feita por duas pessoas idôneas com curso superior, preferencialmente na área técnica específica; ou então quem tiver habilitação técnica relacionada à natureza do exame.” Fonte: Aula 04, Tema 01, Texto da Aula Embasado nos estudos realizados na disciplina de Elementos do Processo Penal, responda: em qual período o exame pericial do corpo de delito pode ser feito pelo perito? Assinale a alternativa correta: A O exame pericial do corpo de delito pode ser feito em qualquer dia e a qualquer hora, conforme entendimento técnico do perito. B O exame pericial do corpo de delito deve respeitar os horários em que o perito esteja de plantão, ou seja, durante o dia. C O exame pericial do corpo de delito será realizado na data e horário em que o juiz determinar para que o assistente técnico esteja presente para relatar o exame. D O exame pericial do corpo de delito é algo muito sensível e requer agilidade do perito responsável, assim sendo, o exame deve ser realizado ainda na cena de crime para evitar contaminação dos vestígios, para tal, toda e qualquer pessoa presente pode ser solicitada pelo perito para auxiliar no exame. E O exame pericial do corpo de delito respeita a religião do ente a ser analisado, por exemplo, se ele for adventista, o exame não poderá ocorrer na sexta-feira após às 17h até às 08h de segunda-feira.

💡 3 Respostas

User badge image

Alex Zanussi

RESPOSTA CORRETA: (A) O exame pericial do corpo de delito pode ser feito em qualquer dia e a qualquer hora, conforme entendimento técnico do perito.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o artigo 168 do Código de Processo Penal, o exame pericial do corpo de delito deve ser feito o mais rápido possível, preferencialmente na cena do crime, para evitar a contaminação dos vestígios. Portanto, a alternativa correta é a letra D: "O exame pericial do corpo de delito é algo muito sensível e requer agilidade do perito responsável, assim sendo, o exame deve ser realizado ainda na cena de crime para evitar contaminação dos vestígios, para tal, toda e qualquer pessoa presente pode ser solicitada pelo perito para auxiliar no exame."

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais