Buscar

Administração Pública direta e indireta federal, pelo prazo máximo de oito anos. a empresa Gama cometeu as infrações previstas no art. 155 da NLLC...

Administração Pública direta e indireta federal, pelo prazo máximo de oito anos.

a empresa Gama cometeu as infrações previstas no art. 155 da NLLC, quais sejam:
VIII - apresentar declaração ou documentação falsa exigida para o certame ou prestar declaração falsa durante a licitação ou a execução do contrato;
IX - fraudar a licitação ou praticar ato fraudulento na execução do contrato;
Essas infrações são puníveis com a pena de declaração de inidoneidade, na forma do art. 156, IV, combinado com o § 5º, que prevê que:
§ 5º A sanção prevista no inciso IV do caput deste artigo será aplicada ao responsável pelas infrações administrativas previstas nos incisos VIII, IX, X, XI e XII do caput do art. 155 desta Lei, bem como pelas infrações administrativas previstas nos incisos II, III, IV, V, VI e VII do caput do referido artigo que justifiquem a imposição de penalidade mais grave que a sanção referida no § 4º deste artigo, e impedirá o responsável de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta de todos os entes federativos, pelo prazo mínimo de 3 (três) anos e máximo de 6 (seis) anos.
Ademais, a declaração de inidoneidade alcança toda a Administração Pública direta e indireta de todos os entes federativos e o seu prazo varia de três a seis anos. Vale lembrar que essa pena depende do processo de responsabilização, previsto no art. 158 da NLLC. Logo, o gabarito é a letra C.
As letras A e D estão erradas, pois indicaram a penalidade incorreta, sendo que a letra D também indicou o alcance e o prazo errados para o impedimento (se fosse cabível).
A letra B está indicando o alcance e o prazo errados para a declaração de inidoneidade.
Por fim, a letra E possui vários erros. Primeiro porque a pena não é o impedimento. Além disso, o ressarcimento é uma obrigação decorrente do dano ao erário, sendo que a aplicação das sanções não exclui, em hipótese alguma, a obrigação de reparação integral do dano causado à Administração Pública (art. 156, § 9º). Ademais, a implementação de programa de integridade não é sanção, mas exigência para a reabilitação, em alguns casos, na forma do art. 163, parágrafo único, e é medida obrigatória no caso de contratos de grande vulto (art. 25, § 4º).
Gabarito: alternativa C.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é uma explicação sobre as infrações previstas no art. 155 da NLLC e as penalidades aplicáveis à empresa Gama. A alternativa correta é a letra C, que indica que a pena de declaração de inidoneidade será aplicada ao responsável pelas infrações administrativas previstas nos incisos VIII, IX, X, XI e XII do caput do art. 155 desta Lei, bem como pelas infrações administrativas previstas nos incisos II, III, IV, V, VI e VII do caput do referido artigo que justifiquem a imposição de penalidade mais grave que a sanção referida no § 4º deste artigo, e impedirá o responsável de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta de todos os entes federativos, pelo prazo mínimo de 3 (três) anos e máximo de 6 (seis) anos. As demais alternativas apresentam informações incorretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando