Trata-se de uma formação vegetal que atravessa a porção central do Brasil, predominante na região Centro-Oeste e está presente também no Nordeste, acompanhando os limites dos estados do Maranhão, Bahia e Piauí. De que formação trata este enunciado?
a) Cerrado. b) Mata dos Cocais e Babaçuais. c) Savanas. d) Capoeira. e) Caatinga.
Nos tempos do Brasil Colônia, esta cidade pertencia a uma área produtora de cana-de-açúcar. No século XVII, foram trazidas da Amazônia mudas de cacaueiros que se adaptaram rapidamente ao clima local. Foi cenário de história de amores e lutas pelo poder, narradas em romances de Jorge Amado. O enunciado se refere à cidade:
a) Ilhéus, na Bahia. b) Salvador, na Bahia. c) Ilhéus, na Bahia. d) Histórica Alcântara, no Maranhão. e) São Luís do Maranhão, no Maranhão.
Em relação ao recente incremento do setor secundário nordestino, ocorrido nas últimas décadas, assinale a alternativa que não se encaixa nesse cenário.
a) O extrativismo vegetal do babaçu, da carnaúba e da oiticica no Maranhão e no Piauí. b) O surto industrial desencadeou-se no Nordeste no final da década de 1950. Os incentivos fiscais e financeiros têm sido o atrativo principal no processo de dinamização das atividades no setor secundário, favorecendo a canalização de recursos do Centro-Sul. c) A expansão industrial na década de 1960 teve como apoio a política de incentivos fiscais e caracterizou-se pelo reequipamento e pela modernização das indústrias tradicionais. d) A industrialização concentra-se principalmente em Recife, Salvador e Fortaleza, para onde se dirigem muitos habitantes do meio rural, principalmente nos períodos de seca. e) Atualmente, os mais importantes setores industriais da região são têxtil, petroquímico.
À medida que nos afastamos do sertão, a caatinga cede lugar, a oeste, às formações do cerrado. Ao contrário do que se pensa, existe, na caatinga, formações vegetais de valor econômico. São elas:
a. A oiticica, o caroá, o angico e a aroeira. b. A castanha-do-pará e a oiticica. c. O coco de cupuaçu e o babaçu. d. As madeiras nobres de uso industrial. e. As fibras destinadas ao artesanato local.
Assinale a alternativa incorreta sobre a zona fisiográfica do Meio Norte:
a. É uma área densamente povoada, pois representa apenas 13% do território nordestino e contém 30% da sua população. b. É uma zona de transição entre o sertão nordestino, a Amazônia e o Centro‑Oeste. Abrange os estados do Maranhão e Piauí. c. Do seu lado oeste, essa zona apresenta característica típica amazônica, incluída também na Amazônia Legal (a metade ocidental do Maranhão). d. No sudeste do Maranhão ao Piauí, destaca-se a carnaúba, cuja árvore é uma bela palmeira que chega a atingir 40 metros de altura e da qual tudo se aproveita. e. É uma área densamente povoada, pois representa apenas 13% do território nordestino e contém 30% da sua população.