Buscar

Uma equilibrista de massa M desloca‐se sobre uma tábua uniforme de comprimento L e massa m apoiada (sem fixação) sobre duas colunas separadas por ...

Uma equilibrista de massa M desloca‐se sobre uma tábua uniforme de comprimento L e massa m apoiada (sem fixação) sobre duas colunas separadas por uma distância D(D < L) de modo que o centro da tábua esteja equidistante das colunas. O ponto de apoio da equilibrista está a uma distância d (tal que D/L < d < L/2) do centro da tábua, como mostra a figura.
a) Considerando que a tábua está em equilíbrio, faça um diagrama indicando todas as forças que atuam sobre a tábua e seus respectivos pontos de aplicação.
b) Calcule o torque resultante exercido pelos pesos da equilibrista e da tábua em relação ao ponto A (ponto de apoio da tábua na coluna mais próxima da equi‐librista).

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 4 - Ciências da Natureza-280-282
3 pág.

Enem Ifc Campus VideiraIfc Campus Videira

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) As forças que atuam sobre a tábua são: a força peso da tábua, que atua no centro de massa da tábua; a força peso da equilibrista, que atua no centro de massa da equilibrista; e a força normal exercida pelas colunas, que atua nos pontos de apoio da tábua nas colunas. b) O torque resultante exercido pelos pesos da equilibrista e da tábua em relação ao ponto A é dado por: τ = (M+m)g(d-D/2) Onde M é a massa da tábua, m é a massa da equilibrista, g é a aceleração da gravidade, d é a distância do ponto de apoio da equilibrista ao centro da tábua e D é a distância entre as colunas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina