Logo Passei Direto
Buscar
Considerando que todo calor recebido pela fonte fria fosse destinado para a fusão de gelo inicialmente à temperatura de 0 °C, qual seria a quantidade máxima de massa, em gramas por segundo, que poderia ser envolvida nesse processo? Dados: Calor específico da água: 1 cal/g.°C Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g 0 °C = 273 K

a) 750
b) 625
c) 500
d) 350
e) 250
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a quantidade máxima de massa de gelo que pode ser derretida por segundo, precisamos considerar a quantidade de calor necessária para derreter o gelo e a quantidade de calor que pode ser fornecida pela fonte fria. A quantidade de calor necessária para derreter o gelo é dada pelo produto da massa de gelo pelo calor latente de fusão do gelo, que é de 80 cal/g. A quantidade de calor que pode ser fornecida pela fonte fria é dada pelo produto da massa de gelo pelo calor específico da água (1 cal/g.°C) e pela variação de temperatura (273 K, já que o gelo está a 0 °C). Igualando essas duas quantidades, temos: 80m = 1m.273 Simplificando, temos: m = 273/80 m = 3,4125 g/s Portanto, a quantidade máxima de massa de gelo que pode ser derretida por segundo é de aproximadamente 3,4 g/s. Resposta: letra E) 250.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um livro com diagramação antiga era apresen- tado o esquema a seguir, da troca de calor entre dois corpos A e B. Nesse esquema o autor explica que “o calor espon- taneamente não pode ir de um corpo para outro de temperatura mais alta”. Essa afirmação está de acordo com a a) transformação adiabática. b) primeira Lei da Termodinâmica. c) segunda Lei da Termodinâmica. d) propagação de calor por convecção. e) experimentação de Joule-Thompson.

Uma máquina de Carnot apresenta um rendimento de 40%, e a temperatura de sua fonte quente é 500 K. A máquina opera a uma potência de 4,2 kW e efetua 10 ciclos por segundo. Qual é a temperatura de sua fonte fria e o trabalho que a máquina realiza em cada ciclo? a) 200 K – 42 J. b) 200 K – 420 J. c) 200 K – 42.000 J. d) 300 K – 42 J. e) 300 K – 420 J.

Mais conteúdos dessa disciplina