Buscar

A curatela é medida designada à proteção de pessoa maior de idade que, por alguma razão está incapacitada de gerir seus próprios atos ou de adminis...

A curatela é medida designada à proteção de pessoa maior de idade que, por alguma razão está incapacitada de gerir seus próprios atos ou de administrar seus bens. Trata-se de medida excepcional, que deverá durar o menor tempo possível, conforme expressa previsão do art. 84, § 3º, da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Sobre a curatela analise as afirmativas:
I – Todas as pessoas adquirem a plena capacidade ao atingir a maioridade, motivo pelo qual se entende que a curatela é uma medida excepcional, devendo ser aplicada somente quando sua necessidade estiver devidamente comprovada. O Estatuto da Pessoa com Deficiência reforça a excepcionalidade da medida, pois é claro ao apregoar que a pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais.
II – A curatela está limitada aos atos de natureza familiar, o que significa dizer que o curatelado não pode casar-se sem a anuência ou autorização do curador. Entretanto, para a celebração de pacto antenupcial, por tratar-se de questão patrimonial, não é necessário a assistência de seu curador.
III – A expressão “louco de todo gênero”, utilizada pelo Código Civil de 1916, foi recepcionada pelo CCB/2002. Ela adveio da influência do Código Criminal do Império (1850), tornou-se corriqueira.
IV – Independentemente da nomeação que se dê ao sujeito incapaz de praticar atos da vida civil, o cerne da questão está em saber, objetivamente, os limites da capacidade e responsabilidade de seus atos. Para o Direito Penal pode ocasionar a inimputabilidade. No Direito Civil, a incapacidade declarada em processo judicial passa a ter necessidade de alguém que responda civilmente pela pessoa, isto é, um curador.
I, IV

Essa pergunta também está no material:

TUTELA E CURATELA
5 pág.

Tutela, Curatela e Interdição Faculdade Dom AlbertoFaculdade Dom Alberto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra I. Justificativa: A afirmativa I está correta, pois a curatela é uma medida excepcional que deve ser aplicada somente quando sua necessidade estiver devidamente comprovada. O Estatuto da Pessoa com Deficiência reforça a excepcionalidade da medida, pois é claro ao apregoar que a pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais. As afirmativas II, III e IV estão incorretas, pois a curatela não está limitada aos atos de natureza familiar, a expressão “louco de todo gênero” não foi recepcionada pelo CCB/2002 e a incapacidade declarada em processo judicial não necessariamente passa a ter necessidade de alguém que responda civilmente pela pessoa, isto é, um curador.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais