Buscar

Com a crise do modelo liberal, somada à depressão econômica inglesa e à quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, o economista John Maynard...

Com a crise do modelo liberal, somada à depressão econômica inglesa e à quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, o economista John Maynard Keynes defendeu a intervenção do Estado na economia como mecanismo estratégico para socorrer a economia capitalista (...) [Keynes] defensor da intervenção estatal na econômica, deu origem à teoria que recebeu o seu nome: a teoria keynesiana, segundo a qual se justifica a intervenção do Estado na economia por meio de políticas públicas, visto a falta de forças de autoajustamento da economia e o desemprego”. Tendo por base a assertiva acima e os conhecimentos adquiridos, marque a opção correta.
A política fiscal, na visão de Keynes, enquanto política pública, exercia forte influência na dinâmica capitalista, especialmente através dos gastos públicos (investimentos, por exemplo).
Keynes argumentava que a origem das crises na economia capitalista era função do baixo preço das exportações primárias dos países periféricos.
o neoliberalismo tem como concepção a intervenção do Estado na economia (Estado mínimo) e fechamento do mercado.
o keynesianismo considerava a economia desde a microeconomia, apontando as causas e consequências da oferta agregada.
o economista John Maynard Keynes defendeu a desvinculação do Estado da economia como mecanismo estratégico para socorrer a economia socialista.

Essa pergunta também está no material:

ciências política
7 pág.

Estágio em Ciências Política

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: A política fiscal, na visão de Keynes, enquanto política pública, exercia forte influência na dinâmica capitalista, especialmente através dos gastos públicos (investimentos, por exemplo). Keynes defendia que o Estado deveria intervir na economia através de políticas públicas, como a política fiscal, para estimular a demanda agregada e combater o desemprego. Ele acreditava que os gastos públicos poderiam ser utilizados para impulsionar a economia em momentos de crise, aumentando a renda e o emprego.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais