Buscar

A volumetria de oxirredução baseia-se nas reações de oxidação-redução, ou seja, reações de transferência de elétrons. Numa reação de oxirredução se...

A volumetria de oxirredução baseia-se nas reações de oxidação-redução, ou seja, reações de transferência de elétrons. Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, e os elétrons que são perdidos por uma molécula são, imediatamente, recebidos por outra. A espécie responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação é chamada de agente oxidante e sofrerá redução; já o agente redutor é a substância que age causando a redução de um dos compostos da reação, sendo a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.

 

BROWN, T.L. et al. Química: a ciência central. 13. ed. São Paulo: Pearson, 2016.

 

Com base no excerto, sobre a volumetria de oxirredução, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

Na iodometria, utiliza-se como titulante uma solução-padrão de Na2S2O3, que é o agente redutor da reação.

Alternativa 2:

Na dicromatometria, utiliza-se como titulante uma solução-padrão de K2Cr2O7, que é o agente redutor da reação de oxidorredução.

Alternativa 3:

Na iodometria, utiliza-se como titulante uma solução-padrão de iodo, sob a forma de I3-, que é o agente redutor da reação de oxidorredução.

Alternativa 4:

Na permanganometria, utiliza-se como titulante uma solução-padrão de KMnO4, e a detecção do ponto final só é possível mediante o uso de um indicador.

Alternativa 5:

Na dicromatometria, utiliza-se como titulante uma solução-padrão de K2Cr2O7, e a detecção do ponto final é feita por inspeção visual, sem uso de indicador.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 2: Na dicromatometria, utiliza-se como titulante uma solução-padrão de K2Cr2O7, que é o agente oxidante da reação de oxirredução.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais