Logo Passei Direto
Buscar
O Poder Constituinte Derivado Decorrente consiste:


A.
no estabelecimento da Primeira Constituição de um novo país.


B.
na possibilidade de alterar-se o texto constitucional do país, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal.


C.
na possibilidade dos Estados-membros de se auto-organizarem por meio de suas Constituições Estaduais próprias, respeitando as regras limitativas da Constituição Federal.


D.
no estabelecimento de uma Constituição posterior de um velho país.


E.
no fato de não estar sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar a sua vontade
User badge image
Ander Ramalho

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: "na possibilidade de alterar-se o texto constitucional do país, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal." O Poder Constituinte Derivado Decorrente é aquele que é exercido pelos Estados-membros, com o objetivo de adequar suas Constituições Estaduais à Constituição Federal, respeitando as regras limitativas previstas na própria Constituição Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição, em seu art. 125, § 2.º, prevê a representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais, consagrando o controle de constitucionalidade estadual. Vamos imaginar uma situação hipotética na qual, aprovada, uma lei estadual ingressa no Ordenamento Jurídico. Irresignados, dois partidos da oposição, sem representação na Assembleia Legislativa, discordam da constitucionalidade da lei e decidem ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a referida norma. Você, como advogado dos partidos políticos, foi consultado sobre a legitimidade destes para ingressar com a ação, e sobre a competência jurisdicional para julgamento da medida. Oriente seus clientes sobre os dois pontos questionados.
Qual é a legitimidade dos partidos para ingressar com a Ação Direta de Inconstitucionalidade e qual é a competência jurisdicional para julgamento da medida?

De acordo com a doutrina constitucionalista, o Poder Constituinte Derivado classifica-se em: A. Poder Reformador e Poder Decorrente. B. Poder Revisor e Poder Originário. C. Poder Originário e Poder Reformador. D. Poder Decorrente e Poder Originário. E. Poder Majoritário e Poder Tomador.

O Poder Constituinte atribuído aos Estados para se auto-organizarem é denominado: A. Originário. B. Originário - Confederativo. C. Originário - Revisor. D. Reformador - Originário. E. Decorrente.

Mais conteúdos dessa disciplina