Buscar

O desenvolvimento secundário (ou seja, em espessura) do caule das gimnospermas e da maioria das dicotiledôneas, se dá através de dois tecidos meris...

O desenvolvimento secundário (ou seja, em espessura) do caule das gimnospermas e da maioria das dicotiledôneas, se dá através de dois tecidos meristemáticos: o câmbio vascular e o felogênio. O surgimento e a transformação que ocorre nos tecidos desses vegetais pode ser visualizado na imagem anexa. Com base nesses tecidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os tecidos meristemáticos secundários têm origem a partir da desdiferenciação dos tecidos adultos, os quais readquirem suas características embrionárias e passam a originar novas estruturas.
( ) O felogênio, também chamado de câmbio da casca, é originado na camada logo abaixo da epiderme e forma para fora a feloderme, tecido morto, e para dentro, o súber.
( ) O câmbio vascular produz para dentro o xilema secundário e, para fora, o floema secundário. Já os tecidos floema e xilema primários são cada vez mais empurrados para o centro do caule.
( ) Durante o espessamento do caule devido, principalmente, à formação do xilema primário, ocorre o rompimento da epiderme, que é substituída pela endoderme.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - V - F.
D F - F - F - V.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: V - F - V - F. Justificativa: - (V) Os tecidos meristemáticos secundários têm origem a partir da desdiferenciação dos tecidos adultos, os quais readquirem suas características embrionárias e passam a originar novas estruturas. - (F) O felogênio, também chamado de câmbio da casca, é originado na camada logo abaixo da epiderme e forma para fora o súber, tecido morto, e para dentro, a feloderme. - (V) O câmbio vascular produz para dentro o xilema secundário e, para fora, o floema secundário. Já os tecidos floema e xilema primários são cada vez mais empurrados para o centro do caule. - (F) Durante o espessamento do caule devido, principalmente, à formação do xilema primário, ocorre o rompimento da epiderme, que é substituída pela periderme.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina