Buscar

Na relação entre poder constituinte decorrente da soberania popular e direitos humanos, assinale a alternativa incorreta: A soberania popular, no e...

Na relação entre poder constituinte decorrente da soberania popular e direitos humanos, assinale a alternativa incorreta:
A soberania popular, no exercício do poder constituinte originário, tem caráter inicial e tendo por forma de expressão com caráter representativo a Assembleia Constituinte.
Plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de democracia participativa, por viabilizarem participação direta do cidadão no exercício do poder, que também é exercido indiretamente, pelos representantes eleitos pelo
A soberania popular pode ser exercida por meio do poder constituinte derivado com caráter ilimitado e permanente, tendo por forma de expressão, com caráter representativo, a Assembleia Constituinte.
A soberania popular pressupõe os direitos humanos, e vice-versa, na medida em que esses direitos são fruto de decisões populares soberanas que, ao mesmo tempo, estão limitadas por esses mesmos direitos.
Soberania popular é exercida por meio da democracia representativa.
A Constituição Federal brasileira consagra, também, a democracia participativa ao prever instrumentos de participação efetiva do cidadão nas decisões governamentais.

Essa pergunta também está no material:

serviço social
1 pág.

Pensamento Político

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "Soberania popular é exercida por meio da democracia representativa". A soberania popular pode ser exercida tanto por meio da democracia representativa quanto da democracia participativa, que é caracterizada pela participação direta do cidadão nas decisões governamentais, como plebiscitos, referendos e iniciativas populares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais