Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 9 Leia os excertos a seguir: A tendência pedagógica Histórico-Crítica foi desenvolvida tendo como base o materialismo histórico dialético de Karl Marx (1818-1889) e Friedrich Engels (1820-1895), com afinidades relacionadas a psicologia histórico-cultural, que possui como principal autor Lev Vygotsky (1896-1934). Nesta tendência os conteúdos são considerados culturais e universais, estes incorporados pela humanidade, frente a realidade social (MENDONÇA; CORDEIRO, 2019). A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, inspirando-se no materialismo histórico dialético, constituiu-se como movimento pedagógico interessado na educação popular, na valorização da escola pública e do trabalho do professor, no ensino de qualidade para o povo e, especificamente, na acentuação da importância do domínio sólido por parte de professores e alunos dos conteúdos científicos do ensino como condição para a participação efetiva do povo nas lutas sociais (LIBÂNEO, 1992, p.68-69). Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019. Fonte: LIBÂNIO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. Levando em consideração os contextos expostos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Essa tendência pedagógica visa proporcionar aos educandos o contato com os conhecimentos culturais que são necessários para uma prática social viva e transformadora. Para isso, a escola deve cumprir a sua função social que é difundir o conhecimento historicamente acumulado para todos. PORQUE II. Sabemos que na tendência pedagógica histórico-crítica o papel do professor consiste em mediar o processo de ensino e de aprendizagem, ou seja, o professor deve levar os alunos até o conhecimento, para isso pode utilizar diversos instrumentos e recursos pedagógicos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Ana Vaz

há 2 anos

User badge image
Ana Vaz

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as asserções: I. Essa tendência pedagógica visa proporcionar aos educandos o contato com os conhecimentos culturais que são necessários para uma prática social viva e transformadora. Para isso, a escola deve cumprir a sua função social que é difundir o conhecimento historicamente acumulado para todos. Essa afirmação é verdadeira, pois a tendência pedagógica Histórico-Crítica realmente busca essa função social da escola. II. Sabemos que na tendência pedagógica histórico-crítica o papel do professor consiste em mediar o processo de ensino e de aprendizagem, ou seja, o professor deve levar os alunos até o conhecimento, para isso pode utilizar diversos instrumentos e recursos pedagógicos. Essa afirmação também é verdadeira, pois o papel do professor na abordagem Histórico-Crítica é de fato o de mediador do conhecimento. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II explica como o professor atua para cumprir a função social mencionada na asserção I, ou seja, a II é uma justificativa correta da I. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a primeira: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I." A tendência pedagógica Histórico-Crítica tem como objetivo proporcionar aos educandos o contato com os conhecimentos culturais que são necessários para uma prática social viva e transformadora, e o papel do professor é mediar o processo de ensino e de aprendizagem, levando os alunos até o conhecimento, utilizando diversos instrumentos e recursos pedagógicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Andreza Martins

há 2 anos

Uuu

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina