Buscar

Leia o excerto a seguir: “A competência tributária de cada ente político é estabelecida taxativamente pela Constituição da República em seus arts....

Leia o excerto a seguir: “A competência tributária de cada ente político é estabelecida taxativamente pela Constituição da República em seus arts. 145 a 149-A. As possibilidades de tributação são, portanto, numerus clausus. Assim é que só poderão ser instituídos tributos que possam ser reconduzidos a uma das normas concessivas de competência tributária, sob pena de inconstitucionalidade. O exercício, por um ente político, de competência concedida constitucionalmente a outro implica invasão de competência. Cada qual deve circunscrever-se à competência que lhe foi outorgada, não podendo extrapolá-la.” PAULSEN, L. Curso de direito tributário completo. 13. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2022. p.107. Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir. A competência tributária é delegável — outro pode fazer. A competência tributária é o poder de criar o tributo. A competência tributária é a função de arrecadar tributos. A competência tributária é dividida em: plena, residual e extraordinária. É correto o que se afirma em:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A competência tributária não é delegável, ou seja, não pode ser transferida para outro ente político. A competência tributária é o poder de criar o tributo, ou seja, é a capacidade de instituir e exigir tributos. A função de arrecadar tributos é atribuída à administração tributária. A competência tributária é dividida em: privativa, comum, residual e extraordinária. Portanto, a única afirmação correta é: "A competência tributária é o poder de criar o tributo."

0
Dislike0
User badge image

Jessica Araujo

A afirmativa I está incorreta, pois a competência tributária é indelegável, ou seja, apenas aquele ente político constitucionalmente competente poderá exercer esse papel. A afirmativa II está correta, pois a competência tributária é exatamente o poder delegado aos entes constitucionalmente competentes para criar os tributos. A afirmativa III está incorreta, pois a função de arrecadar tributos é a capacidade tributária, e esta, por sua vez, pode ser delegada. A afirmativa IV está correta, pois a competência residual significa que a União pode criar impostos que não estão previstos na Constituição, desde que faça por meio de lei complementar. A competência plena é a atribuição do que cada ente pode fazer, enquanto a competência extraordinária é a competência exclusiva da União, sendo que outros entes não a podem exercer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais