Buscar

Questão 1/10 - Antropologia  “A ideia de tecnologia como culturalmente incorporada é fundamental para a antropologia social e sugere que a tecnolog...

Questão 1/10 - Antropologia 

“A ideia de tecnologia como culturalmente incorporada é fundamental para a antropologia social e sugere que a tecnologia não é um objeto neutro ou universal, mas está firmemente enraizada e é moldada pela cultura na qual está inserida. Isso significa que a maneira como uma tecnologia é entendida, usada, valorizada, e como ela se desenvolve ao longo do tempo pode variar significativamente dependendo do contexto cultural. As tecnologias não são apenas adotadas em diferentes contextos culturais, mas são também adaptadas e reinterpretadas para se adequar a valores, práticas e necessidades locais. Ao considerar as novas tecnologias, os antropólogos sociais buscam entender como as mudanças tecnológicas podem afetar e ser afetadas por culturas específicas”.



Referência: Rota de Aprendizagem 6 (Tema: Cultura e tecnologia).



De acordo com os estudos realizados durante a disciplina de Antropologia e o texto acima,  analise as afirmativas abaixo sobre quais são os principais aspectos da ideia de natureza social da tecnologia elencados pela antropologia.



I. As tecnologias são completamente independentes das influências sociais e culturais, e seu desenvolvimento e uso não têm relação com as necessidades, valores ou dinâmicas de poder de uma sociedade.



II. As tecnologias não são neutras; elas são influenciadas pelos valores, crenças e estruturas sociais de uma sociedade ou grupo específico. O contexto social e cultural molda como as tecnologias são adotadas, interpretadas e usadas, afetando seu propósito, design, funções e implicações.



III. As tecnologias não têm significado intrínseco; em vez disso, seu impacto depende de como são usadas e interpretadas pelas pessoas em suas vidas cotidianas. Elas têm o potencial de influenciar as dinâmicas sociais, o poder, as normas culturais e as identidades, tornando-se uma parte integrante das práticas sociais e culturais.



IV. A tecnologia não surge isoladamente, mas é produto de processos sociais. Ela é moldada por fatores como as necessidades da sociedade, os interesses dos envolvidos, as dinâmicas de poder e as práticas culturais. A criação tecnológica reflete as prioridades e perspectivas dos produtores e é influenciada por elementos sociais e culturais.

Após a análise, assinale a alternativa correta:

A Apenas as afirmativas II e III estão corretas

B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

C Apenas as afirmativas I e IV estão corretas

D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. As afirmativas I está incorreta, pois as tecnologias são influenciadas pelas necessidades, valores e dinâmicas de poder de uma sociedade. As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois as tecnologias são influenciadas pelos valores, crenças e estruturas sociais de uma sociedade ou grupo específico, têm o potencial de influenciar as dinâmicas sociais, o poder, as normas culturais e as identidades, e são moldadas por fatores como as necessidades da sociedade, os interesses dos envolvidos, as dinâmicas de poder e as práticas culturais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais