Logo Passei Direto
Buscar
O sistema imunológico pode apresentar dois tipos de resposta a potenciais agressores: a resposta inata e a resposta adquirida. Nesse contexto, cada uma contém mecanismos que interagem com o patógeno com o objetivo de eliminá-lo. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de mecanismos pertencentes a imunidade inata e adquirida, respectivamente:
a) Monócitos e eliptócitos.
b) Macrófagos e linfócitos efetores.
c) Linfócitos efetores e células de memória.
d) Células de memória e macrófagos.
a) ( ) Monócitos e eliptócitos.
b) (X) Macrófagos e linfócitos efetores.
c) ( ) Linfócitos efetores e células de memória.
d) ( ) Células de memória e macrófagos.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar os mecanismos da imunidade inata e adquirida. 1. Imunidade inata: É a primeira linha de defesa do organismo e inclui células como macrófagos, neutrófilos e monócitos. Esses mecanismos são rápidos e não específicos. 2. Imunidade adquirida: É a resposta que se desenvolve após a exposição a um patógeno específico e envolve células como linfócitos T e B, incluindo linfócitos efetores e células de memória. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Monócitos e eliptócitos - Monócitos são parte da imunidade inata, mas eliptócitos não são células do sistema imunológico. b) Macrófagos e linfócitos efetores - Macrófagos são parte da imunidade inata e linfócitos efetores são parte da imunidade adquirida. Esta alternativa está correta. c) Linfócitos efetores e células de memória - Ambos pertencem à imunidade adquirida, portanto, não é a resposta correta. d) Células de memória e macrófagos - Células de memória pertencem à imunidade adquirida, enquanto macrófagos pertencem à imunidade inata, mas a combinação não é a ideal. A alternativa que apresenta exemplos de mecanismos pertencentes à imunidade inata e adquirida, respectivamente, é: b) Macrófagos e linfócitos efetores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B, que apresenta exemplos de mecanismos pertencentes à imunidade inata e adquirida, respectivamente: Macrófagos e linfócitos efetores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os eventos característicos relacionados à febre reumática estão associados ao estabelecimento de um quadro inflamatório que acomete diferentes órgãos e estruturas, resultando em condições clínicas de maior complexidade. Explique o papel do mimetismo molecular na febre reumática.

A febre reumática é um dos possíveis desfechos relacionados à infecção bacteriana por Streptococcus pyogenes. Essa bactéria produz uma _____________, chamada de ______________. Com o objetivo de neutralizar os prejuízos resultantes dessa infecção, são produzidos anticorpos chamados de _____________________. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) Endotoxina; estreptolisina O; antiestreptolisina O.
b) ( ) Exotoxina; antiestreptolisina O; estreptolisina O.
c) (X) Exotoxina; estreptolisina O; antiestreptolisina O.
d) ( ) Estreptolisina O; endotoxina; exotoxina.

A infecção por CMV compreende o período de latência, quando o vírus continua no organismo, sem que o hospedeiro tenha sintomas; o período de recorrência, em que o vírus pode gerar novas manifestações clínicas; e o período de cronicidade, durante o qual o vírus é passível de tratamento, porém sem que o paciente alcance a cura.

Considerando investigações sorológicas para rubéola, os ensaios imunoenzimáticos (ELISA) são uma das principais metodologias para detectar anticorpos lgM e lgG antirrubéola e os testes de avidez para lgG. Analise as sentenças a seguir: I- A presença de IgG específica antivírus da rubéola, com alta avidez, em amostra de soro da paciente demonstra imunidade para a rubéola. II- Exposição prévia ao período gestacional de rubéola é diagnosticada pela presença apenas de IgM específica antivírus da rubéola numa amostra de soro da paciente. III- Títulos de anticorpos IgG específicos antivírus da rubéola, independentemente da avidez, progressivamente aumentados nos lactantes indicam proteção à infecção. IV- A infecção aguda de rubéola é diagnosticada pelo aumento dos títulos de IgG específica antivírus da rubéola, com baixa avidez. Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) (X) As sentenças I e IV estão corretas.
c) ( ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) ( ) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Trata-se de um teste com resultado reagente.
b) (X) Trata-se de um teste inválido, uma vez que a área de controle não apresentou marcação.
c) ( ) Trata-se de um teste válido, uma vez que a área de controle não apresentou marcação.
d) ( ) Trata-se de um resultado não reagente, uma vez que a área C não apresentou marcação.

Mais conteúdos dessa disciplina