Buscar

245. Se a ação penal for de iniciativa privada, o inquérito será instaurado a requerimento da vítima ou de seu representante legal. COMENTÁRIO: Co...

245. Se a ação penal for de iniciativa privada, o inquérito será instaurado a requerimento da vítima ou de seu representante legal.

COMENTÁRIO: Correto. Nos crimes de ação penal privada observa-se o §5º do art. 5º do CPP: “§5oNos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.”. E quem tem qualidade de representar o ofendido é o representante legal ou o próprio ofendido, vemos quem são os representantes legais no art. 31 do mesmo código e com a dica anteriormente dada na teoria sobre CCADI (acrescenta-se aqui o companheiro que é equiparado ao cônjuge constitucionalmente, cônjuge, ascendente, descendente ou irmão: “Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.”

Essa pergunta também está no material:

Apostila - 1 000 Questoes de direito Focado no CESPE(1)-073-075
3 pág.

Serviço Social Grau TécnicoGrau Técnico

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Comentário: Correto. Nos crimes de ação penal privada, o inquérito só pode ser instaurado a pedido da vítima ou de seu representante legal, conforme previsto no §5º do art. 5º do CPP. O representante legal pode ser o cônjuge, ascendente, descendente ou irmão, conforme o art. 31 do mesmo código.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina