Buscar

O pan-africanismo encontrou uma barreira nas lógicas incompatíveis dos Estados com tendências a reforçar sua soberania, de um lado; e na dificuldad...

O pan-africanismo encontrou uma barreira nas lógicas incompatíveis dos Estados com tendências a reforçar sua soberania, de um lado; e na dificuldade de imaginar uma unidade africana homogeneizada num continente caracterizado essencialmente por sua diversidade cultural, do outro […]. O projeto pan-africanista ainda é possível, mas ele precisa reencontrar seus princípios fundamentais, partindo essencialmente da sociedade civil […]. A nova luta pan-africanista precisará também integrar o discurso ambientalista, a mudança climática, a crítica ao desmatamento, a questão sanitária, […] a erradicação dos casamentos forçados e a falta de escolarização das meninas no continente.
O posicionamento exposto no texto defende o pan-africanismo como um mecanismo de
reconhecimento de movimentos separatistas.
uniformização dos simbolismos nacionais.
alinhamento de reivindicações políticas.
apropriação dos discursos imperialistas.
consolidação da autonomia econômica.
a) (F) O texto destaca algumas reivindicações políticas inerentes a países do continente africano; porém, o reconhecimento de movimentos separatistas não é uma das causas pontuadas.
b) (F) Embora o pan-africanismo envolva uma integração entre os países, o posicionamento apresentado no texto não defende uma uniformização dos simbolismos nacionais, visto que considera a diversidade cultural das nações.
c) (V) De acordo com o texto, o pan-africanismo deve funcionar como um meio que viabilize a articulação para as reivindicações políticas recorrentes no continente africano. Esse posicionamento pode ser constatado na defesa à participação da sociedade civil no projeto pan-africanista para que este leve em consideração as diversas causas sociais latentes e compartilhadas por muitos países que compõem a África.
d) (F) Não há, no texto, indícios de que o pan-africanismo reproduz ou se apropria de práticas imperialistas, ou seja, que visam à própria expansão por meio da submissão de outros Estados; mas sim, indicações de que ele é um movimento favorável à união entre os países africanos no enfrentamento de questões políticas e socioeconômicas e na reivindicação de causas comuns.
e) (F) No texto, o pan-africanismo não é defendido como um mecanismo que sirva para a consolidação da autonomia econômica africana, mas como um meio para estimular o envolvimento da sociedade civil em causas sociais comuns entre os diversos países que integram a África.

Essa pergunta também está no material:

5 Simugaba 1dia
127 pág.

Enem Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "alinhamento de reivindicações políticas". O texto destaca que o pan-africanismo precisa reencontrar seus princípios fundamentais, partindo essencialmente da sociedade civil, e que a nova luta pan-africanista precisará integrar diversas causas sociais latentes e compartilhadas por muitos países que compõem a África, como a mudança climática, a crítica ao desmatamento, a questão sanitária, a erradicação dos casamentos forçados e a falta de escolarização das meninas no continente. Portanto, o pan-africanismo é visto como um meio que viabilize a articulação para as reivindicações políticas recorrentes no continente africano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina