Buscar

O argumento dos autores favoráveis a alteração da lei é de que a proibição do aborto fere preceitos fundamentais da Constituição, como o direito da...

O argumento dos autores favoráveis a alteração da lei é de que a proibição do aborto fere preceitos fundamentais da Constituição, como o direito da mulher à vida e à dignidade. Hoje, a prática só é permitida em três casos no Brasil: gravidez resultante de estupro, risco de vida à mãe e feto anencéfalo. Dentre os argumentos contrários à descriminalização do aborto, destaca-se que indubitavelmente a vida humana se inicia desde a concepção, haja visto que a partir deste momento o desenvolvimento embrionário se dá conforme a combinação de genes paternos (50%) e maternos (50%) para o desenvolvimento da pessoa, que é geneticamente única e já definida como do sexo masculino (XY) ou feminino (XX), em igual probabilidade. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O direito à vida é prerrogativa fundamental dos direitos humanos, e a liberdade prevista na DUDH deveria ser reconhecida, inclusive, para o embrião em formação desde a concepção, visto que já se reconhece um novo indivíduo com carga genética única.
( ) O direito fundamental da mulher prevê a liberdade de escolha para as mulheres decidirem o que fazer com seu corpo, e isso deve ser reconhecido para além do direito à vida previsto na DUDH, pois o embrião ou feto ainda não são considerados humanos.
( ) A discussão se faz necessária, pois, quando as mulheres não eram plenas de direitos tudo lhes era proibido. Atualmente, o empoderamento da mulher lhe dá o direito de abortar quando bem entender.
( ) A probabilidade de nascer uma menina é a mesma que a de nascer um menino, isso é determinado geneticamente, contudo, o direito da mãe de abortar seu filho é previsto na DUDH e deve ser respeitado pela legislação brasileira.
A) F - V - V - V.
B) V - F - F - F.
C) V - F - V - F.
D) F - F - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Terceiro setor, responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável
7 pág.

Terceiro Setor, Responsabilidade Social e O Desenvolvimento Sustentável Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) V - F - V - F. Justificativa: - Sentença 1: Verdadeira. O direito à vida é um direito fundamental, e a vida humana se inicia desde a concepção. - Sentença 2: Falsa. O direito fundamental da mulher não pode ser usado para justificar a interrupção da vida de um ser humano em formação. - Sentença 3: Verdadeira. A discussão sobre o aborto é importante, mas o empoderamento da mulher não lhe dá o direito de abortar quando bem entender. - Sentença 4: Falsa. A probabilidade de nascer uma menina ou um menino é determinada geneticamente, mas isso não justifica o direito da mãe de abortar seu filho.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais