Buscar

A lei de Coulomb define que existirá uma força eletrostática, entre duas cargas elétricas, designadas por q1 e q2, que dependerá da distância r ent...

A lei de Coulomb define que existirá uma força eletrostática, entre duas cargas elétricas, designadas por q1 e q2, que dependerá da distância r entre estas duas cargas. Assim, ao aproximarmos duas cargas elétricas de sinais opostos, colocando-as em uma distância que seja metade da distância inicial, termos neste novo cenário que:
A força de atração entre as cargas dobrará, pois, a força eletrostática é proporcional ao quadrado da distância entre as cargas.
A força de atração entre as cargas quadruplicará, pois, a força eletrostática é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas.
A força de repulsão entre as cargas quadruplicará, pois, a força eletrostática é diretamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas.
A força de repulsão entre as cargas quadruplicará, pois, a força eletrostática é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas.
A força de atração entre as cargas se reduzirá pela metade, pois, a força eletrostática é inversamente proporcional à distância entre as cargas.

a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) IV e V estão corretas.
e) Todas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova Eletrônica_ Física Geral e Insturmental_ Eletricidade
11 pág.

Física - Eletricidade UnidomboscoUnidombosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) IV e V estão corretas. A força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Portanto, ao reduzir a distância pela metade, a força eletrostática entre as cargas quadruplica (alternativa IV correta). Além disso, a força eletrostática é inversamente proporcional à distância entre as cargas, ou seja, se a distância entre as cargas for reduzida pela metade, a força eletrostática será multiplicada por 4 (alternativa V correta).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais