Logo Passei Direto
Buscar
Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que apresenta o conceito do princípio da reserva legal:

a) A pena só pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juízo de reprovação, cometeu um fato típico e antijurídico.
b) A criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
c) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado.
d) A pena deve estar proporcionada ou adequada à magnitude da lesão ao bem jurídico representada pelo delito e à medida de segurança à periculosidade criminal do agente.
e) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem prévia cominação legal.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O princípio da reserva legal é um dos fundamentos do Direito Penal, que estabelece que não pode haver crime nem pena sem uma lei anterior que os defina. Isso significa que uma conduta só pode ser considerada criminosa se houver uma lei que a tipifique como tal, e a pena correspondente deve estar prevista em lei. Analisando as alternativas: a) A pena só pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juízo de reprovação, cometeu um fato típico e antijurídico. - Esta assertiva fala sobre a culpabilidade, mas não aborda diretamente o princípio da reserva legal. b) A criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico. - Esta assertiva trata da proteção de bens jurídicos, mas não é o conceito do princípio da reserva legal. c) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado. - Esta é uma afirmação sobre a individualização da pena, não sobre a reserva legal. d) A pena deve estar proporcionada ou adequada à magnitude da lesão ao bem jurídico representada pelo delito e à medida de segurança à periculosidade criminal do agente. - Esta assertiva fala sobre a proporcionalidade da pena, mas não aborda o princípio da reserva legal. e) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem prévia cominação legal. - Esta assertiva expressa claramente o princípio da reserva legal. Portanto, a alternativa correta é: e) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem prévia cominação legal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O princípio da reserva legal é definido pela alternativa "e) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem prévia cominação legal." Esse princípio estabelece que não pode haver crime ou pena sem que a lei os defina previamente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as assertivas:
I – As normas penais incompletas são aquelas em que apenas a sanção a ser aplicada pela prática da conduta está descrita em outra norma indicada no próprio texto legal e já existente.
II – As normas penais em branco são uma espécie de norma penal incompleta, que pode ser complementada em sentido amplo ou em sentido estrito.
III – As normas penais em branco, dependendo do tipo de complemento, podem ser classificadas em sentido estrito ou sentido amplo.
Assinale a alternativa correta:

a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Todas estão corretas.
d) Nenhuma está correta.
e) Apenas I e III estão corretas.

Analise as assertivas:
I – As normas penais podem ser classificadas em preceptivas, proibitivas, permissivas, primárias ou secundárias, conforme o comando e previsão de sanção.
II – Quando falamos de matéria penal, não há diferença entre interpretação e integração da norma, que sempre precisará ser interpretada e completada por outra norma para que possa ser aplicada.
III – As fontes materiais representam a fonte de produção das normas propriamente dita. Somente o Estado (União) pode produzir normas penais, não havendo nenhuma exceção.
Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Todas estão corretas.
d) Nenhuma está correta.
e) Apenas I e III estão corretas.

Analise as assertivas:
I – Pode-se dizer que, além das disciplinas que compõem o sistema jurídico penal, temos outras duas importantes disciplinas relacionadas com a ciência criminal: a criminologia e a política criminal.
II – A analogia, que pode ser definida como um meio de autointegração da lei, pode ser utilizada indiscriminadamente em matéria penal.
III – Tanto a União quanto os Estados da Federação podem legislar em matéria penal, desde que as normas não sejam de caráter arbitrário e contrárias à Constituição.
Assinale a alternativa correta:

a) Apenas II está correta.
b) Apenas III está correta
c) Todas estão corretas.
d) Nenhuma está correta.
e) Apenas I está correta.

III – Não há possibilidade de a pessoa jurídica ser sujeito passivo de uma infração penal, salvo se for a administração pública ou seus entes. Assinale a alternativa correta:

• Apenas I e III estão corretas.
• Apenas II e III estão corretas.
• Todas estão corretas.
• Nenhuma está correta.
• Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina