Buscar

O hormônio chamado cortisol é muito importante para a fisiologia do exercício, pois é secretado em resposta a qualquer estímulo que perturbe a home...

O hormônio chamado cortisol é muito importante para a fisiologia do exercício, pois é secretado em resposta a qualquer estímulo que perturbe a homeostase. Entendendo que o exercício físico é um "perturbador" da homeostase, tem-se a secreção desse hormônio em grandes quantidades. Sobre a relação do cortisol com o exercício físico, assinale a alternativa correta.

a) O cortisol é de suma importância para o exercício, pois, por meio da sua secreção, ocorre uma maior disponibilidade de ATP nas células do tecido muscular.
b) O cortisol é sempre secretado durante o exercício e, com isso, a resposta energética é muito maior. Esses hormônios agem diretamente com o sistema cardiovascular, promovendo maior resistência nos exercícios de caráter aeróbico.
c) O cortisol se associa negativamente com o exercício, ou seja, quanto mais cortisol for secretado, menor força e resistência muscular o atleta tende a ter.
d) O hormônio do cortisol possui a capacidade de degradar as proteínas nos tecidos periféricos e estimular a lipólise no tecido adiposo. Ele também promove um aumento de ácidos graxos e aminoácidos na circulação durante o exercício físico.
e) O hormônio do cortisol consegue servir de "motor" para o exercício, promovendo uma adequação nas proteínas contráteis do músculo e criando, assim, mais força de contração.

Essa pergunta também está no material:

Disciplina 101249 - FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE
3 pág.

Fisiologia do Exercício OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) O hormônio do cortisol possui a capacidade de degradar as proteínas nos tecidos periféricos e estimular a lipólise no tecido adiposo. Ele também promove um aumento de ácidos graxos e aminoácidos na circulação durante o exercício físico. O cortisol é um hormônio catabólico que é secretado em resposta ao estresse, incluindo o estresse físico do exercício. Ele ajuda a mobilizar energia armazenada no corpo, como a quebra de proteínas nos tecidos periféricos e a estimulação da lipólise no tecido adiposo, aumentando a disponibilidade de ácidos graxos e aminoácidos na circulação durante o exercício físico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais