Buscar

O Princípio da Prudência também é um dos integrantes dos Princípios Fundamentais de Contabilidade adotados pela legislação brasileira. Um exemplo c...

O Princípio da Prudência também é um dos integrantes dos Princípios Fundamentais de Contabilidade adotados pela legislação brasileira. Um exemplo clássico deste princípio é a Estimativa para Perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa. Sobre o Princípio da Prudência, analise as seguintes sentenças:
I- A aplicação do princípio da prudência sempre provocará uma diminuição do ativo, e será observada sempre que houver dúvidas quanto ao valor a ser registrado no ativo e no passivo.
II- Um fator importante a ser relacionado no princípio da prudência é quanto ao cuidado que se deve ter ao decidir pelo ajuste, e também ao decidirmos pelo valor a ser ajustado, pois deve ser feito com critérios técnicos à luz dos demais princípios e normas contábeis.
III- O princípio da prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo e do menor para os do passivo, sempre que apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Teoria da Contabilidade
5 pág.

Teoria da Contabilidade02 Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Somente a afirmativa I está correta. O Princípio da Prudência determina que, na incerteza, deve-se optar pela opção que resulte em menor valor para o ativo e maior valor para o passivo, a fim de evitar superestimação dos lucros e subestimação dos prejuízos. Portanto, a afirmativa I está correta, pois o princípio da prudência sempre provocará uma diminuição do ativo, e será observada sempre que houver dúvidas quanto ao valor a ser registrado no ativo e no passivo. Já a afirmativa II está incorreta, pois o princípio da prudência não se relaciona com o cuidado que se deve ter ao decidir pelo ajuste, mas sim com a escolha da opção que resulte em menor valor para o ativo e maior valor para o passivo. A afirmativa III também está incorreta, pois o princípio da prudência não determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo e do menor para os do passivo, mas sim o contrário, como explicado anteriormente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina