Logo Passei Direto
Buscar
Comprovadamente as bibliotecas da antiguidade apresentavam acervos compostos, normalmente, de rolos de papiro e pergaminho. Naquela época, as bibliotecas não detinham caráter público e serviam apenas como depósito e eram de difícil acesso. Com base nas principais bibliotecas da Antiguidade, pensando na biblioteca de Alexandria, assinale a alternativa CORRETA:

A Em sua arquitetura suas salas eram enfileiradas, abertas numa colunata luminosa que servia de galeria de leitura possuindo aproximadamente 200.000 volumes de pergaminhos.
B Era vista e definida de "guardiã dos livros", onde seu usuário era especifico e seus acervos eram restritamente fechados.
C Era bem organizada, tendo estantes arejadas as quais formavam corredores onde ficavam os estudiosos, que estudavam e discutiam. Sua principal finalidade era a de acumular todos os escritos da terra e não os propagar.
D Foi descoberta pela equipe arqueológica da Universidade da Pensilvânia em 1889, a biblioteca ficava no templo El Ekur e, até os dias atuais, é a maior e mais relevante para o conhecimento de literaturas literárias.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre a biblioteca de Alexandria: A) Em sua arquitetura suas salas eram enfileiradas, abertas numa colunata luminosa que servia de galeria de leitura possuindo aproximadamente 200.000 volumes de pergaminhos. - Essa descrição é bastante próxima do que se sabe sobre a biblioteca, que era um importante centro de conhecimento, mas o número de volumes é debatido. B) Era vista e definida de "guardiã dos livros", onde seu usuário era específico e seus acervos eram restritamente fechados. - Embora a biblioteca fosse um local de preservação do conhecimento, a ideia de ser uma "guardiã dos livros" e de acesso restrito não é a mais precisa. C) Era bem organizada, tendo estantes arejadas as quais formavam corredores onde ficavam os estudiosos, que estudavam e discutiam. Sua principal finalidade era a de acumular todos os escritos da terra e não os propagar. - Essa alternativa menciona a organização e o ambiente de estudo, mas a ideia de não propagar o conhecimento não é correta, já que a biblioteca tinha um papel importante na disseminação do saber. D) Foi descoberta pela equipe arqueológica da Universidade da Pensilvânia em 1889, a biblioteca ficava no templo El Ekur e, até os dias atuais, é a maior e mais relevante para o conhecimento de literaturas literárias. - Essa afirmação é incorreta, pois a biblioteca de Alexandria não foi descoberta por essa equipe e sua localização exata é um tema de debate. Após analisar as alternativas, a mais correta parece ser a A, que menciona a arquitetura e a quantidade de volumes, mesmo que o número exato seja discutível. Portanto, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra A: Em sua arquitetura suas salas eram enfileiradas, abertas numa colunata luminosa que servia de galeria de leitura possuindo aproximadamente 200.000 volumes de pergaminhos. A Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas da Antiguidade, com um acervo estimado em cerca de 700.000 rolos de papiro e pergaminho. Sua arquitetura era grandiosa, com salas enfileiradas e uma colunata luminosa que servia de galeria de leitura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com base no software que essas características estão presentes, assinale a alternativa CORRETA:
A Software proprietário.
B Software gratuito.
C Software comercial.
D Softwares semilivres.

Segundo Cloyes (1994), uma biblioteca virtual não é um sistema que simplesmente acontece com o tempo, pois requer um cuidadoso planejamento, no qual se deve respeitar, refletir e avaliar algumas condições e impactos. A respeito do pensamento do autor sobre bibliotecas virtuais, assinale a alternativa INCORRETA:
A Modificar, do conceito de acesso a estantes, para o acesso da informação em qualquer lugar.
B Respeitar e conservar apenas documentos eletrônicos.
C Estabelecer parcerias profissionais e institucionais.

De acordo com Oliveira e Carvalho (2009), o OAI-PMH é um protocolo que permite aos fornecedores de informação disponibilizar e expor pela internet os metadados de cada um de seus recursos. Dessa forma, os metadados ficam disponíveis para serem recolhidos por serviços especializados em indexação de recursos científicos e passam a construir as bases de dados desse tipo de serviços. Acerca das características de usabilidade e disponibilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Interdisciplinaridade: é uma característica que trata da interdisciplinaridade do sistema por envolver um leque de obras de diversas áreas do conhecimento em um repositório digital.
( ) Interoperabilidade: é uma característica que objetiva configurar todos os arquivos, padronizando-os limitadamente, para que o acesso a eles seja fechado, com devidas restrições a algumas plataformas
( ) Interatividade: é uma característica que diz respeito à interação entre a comunidade comercial, possibilitando a troca de informações, críticas, comentários e sugestões do texto disponível neste sistema.
( ) Autoarquivamento: é uma característica que permite que o autor tenha autonomia para editorar e arquivar seus textos. Essa liberdade permite, em alguns casos, ratificações e atualizações da obra, valorizando o conteúdo informacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina