Buscar

Diferenças entre os tipos de Hipersensibilidade. Quando um indivíduo sofre uma estimulação imunológica anterior, o contato adicional com o antígeno...

Diferenças entre os tipos de Hipersensibilidade. Quando um indivíduo sofre uma estimulação imunológica anterior, o contato adicional com o antígeno leva a um reforço secundário da resposta imunitária. Entretanto, a reação pode ser excessiva e conduzir a grandes danos nos tecidos (hipersensibilidades), podendo ocorrer se o antígeno estiver presente em quantidades relativamente grandes ou se o estado imunológico humoral ou celular se encontrar em nível intensificado.
1. Hipersensibilidade tipo I: Reações de hipersensibilidade humoral tipo I ou atopias são estados inflamatórios de pele e/ou mucosas, mediados por Ig, mastócitos e basófilos com receptores de alta afinidade para IgE (RFcε 1).
2. Hipersensibilidade tipo II: Citotoxidade celular ou hipersensibilidade citotóxica é uma reação de hipersensibilidade humoral tipo II, que resulta em lise da célula-alvo e em danos teciduais, levando a distúrbios funcionais e orgânicos deletérios ao indivíduo.
3. Hipersensibilidade tipo III: Reações por imunocomplexos ou doenças de imunocomplexos são reações de hipersensibilidade humoral tipo III, nas quais complexos formados por antígeno-anticorpo-complemento são responsáveis pela lesão tecidual.
4. Hipersensibilidade tipo IV: As reações de hipersensibilidade tipo IV ou hipersensibilidade celular, ou ainda, reação tardia são mediadas por linfócitos timo-dependentes.

Essa pergunta também está no material:

TIPOS DE HIPERSENSIBILIDADE
3 pág.

Medicina Faculdade Santo Agostinho de Vitória da ConquistaFaculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada a um antígeno que pode levar a danos nos tecidos. Existem quatro tipos de hipersensibilidade: 1. Hipersensibilidade tipo I: Reações de hipersensibilidade humoral tipo I ou atopias são estados inflamatórios de pele e/ou mucosas, mediados por Ig, mastócitos e basófilos com receptores de alta afinidade para IgE (RFcε 1). 2. Hipersensibilidade tipo II: Citotoxidade celular ou hipersensibilidade citotóxica é uma reação de hipersensibilidade humoral tipo II, que resulta em lise da célula-alvo e em danos teciduais, levando a distúrbios funcionais e orgânicos deletérios ao indivíduo. 3. Hipersensibilidade tipo III: Reações por imunocomplexos ou doenças de imunocomplexos são reações de hipersensibilidade humoral tipo III, nas quais complexos formados por antígeno-anticorpo-complemento são responsáveis pela lesão tecidual. 4. Hipersensibilidade tipo IV: As reações de hipersensibilidade tipo IV ou hipersensibilidade celular, ou ainda, reação tardia são mediadas por linfócitos timo-dependentes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais