Buscar

Além das trocas gasosas, o sistema respiratório possui outras funções no organismo que não estão ligadas à respiração. Com relação a essas funções,...

Além das trocas gasosas, o sistema respiratório possui outras funções no organismo que não estão ligadas à respiração. Com relação a essas funções, assinale a alternativa incorreta.
1. O sistema respiratório apresenta um importante papel na regulação do pH dos líquidos corporais.
2. A vocalização é uma função do sistema respiratório, visto que o ar se move por meio das pregas vocais, criando vibrações usadas, por exemplo, para falar, cantar.
3. A produção do surfactante evita o colapso dos alvéolos.
4. As células alveolares tipo I produz uma substância de caráter lipídico, chamada de surfactante, o qual reduz a tensão superficial gerada entre a interface ar-líquido nos alvéolos.
5. Por meio de cílios, muco e macrófagos alveolares, o sistema respiratório protege o organismo contra patógenos e substâncias estranhas.

Essa pergunta também está no material:

AUTOAPRENDIZAGEM FISIOLOGIA
17 pág.

Fisiologia Humana I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a número 4. As células alveolares tipo I não produzem surfactante, mas sim as células alveolares tipo II. O surfactante é uma mistura de lipídios e proteínas que reduz a tensão superficial gerada entre a interface ar-líquido nos alvéolos, evitando o colapso dos mesmos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais