Logo Passei Direto
Buscar
(Udesc 2019) Em uma cozinha, levando-se uma panela, aberta, com água ao fogo, e iniciando o aquecimento, percebe-se que a temperatura nunca ultrapassa os 100 C. Isso ocorre porque: a) as mudanças de fase ocorrem à temperatura constante. b) ao atingir essa temperatura, a água passa a perder exatamente a mesma quantidade de calor que está recebendo, mantendo assim sua temperatura constante. c) ao atingir essa temperatura, a água perde sua capacidade de absorver calor. d) ao atingir essa temperatura, a água começa a expelir oxigênio e outros gases nela dissolvidos. e) ao atingir esta temperatura, a água inicia o processo de fusão.

a) as mudanças de fase ocorrem à temperatura constante.
b) ao atingir essa temperatura, a água passa a perder exatamente a mesma quantidade de calor que está recebendo, mantendo assim sua temperatura constante.
c) ao atingir essa temperatura, a água perde sua capacidade de absorver calor.
d) ao atingir essa temperatura, a água começa a expelir oxigênio e outros gases nela dissolvidos.
e) ao atingir esta temperatura, a água inicia o processo de fusão.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao fenômeno que ocorre quando a água atinge 100 °C e começa a ferver. a) As mudanças de fase ocorrem à temperatura constante. - Correto. Quando a água atinge 100 °C, ela começa a mudar de fase de líquido para vapor, e essa mudança ocorre a uma temperatura constante. b) Ao atingir essa temperatura, a água passa a perder exatamente a mesma quantidade de calor que está recebendo, mantendo assim sua temperatura constante. - Isso é uma descrição do equilíbrio térmico, mas não é a explicação mais direta para o fenômeno da ebulição. c) Ao atingir essa temperatura, a água perde sua capacidade de absorver calor. - Incorreto. A água ainda pode absorver calor, mas esse calor é usado para a mudança de fase. d) Ao atingir essa temperatura, a água começa a expelir oxigênio e outros gases nela dissolvidos. - Incorreto. Embora gases dissolvidos possam ser liberados, isso não é a razão pela qual a temperatura não ultrapassa 100 °C. e) Ao atingir esta temperatura, a água inicia o processo de fusão. - Incorreto. A fusão se refere à mudança de sólido para líquido, não se aplica aqui. Portanto, a alternativa correta é: a) as mudanças de fase ocorrem à temperatura constante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) ao atingir essa temperatura, a água passa a perder exatamente a mesma quantidade de calor que está recebendo, mantendo assim sua temperatura constante. Isso ocorre porque a água, ao atingir a temperatura de 100°C, começa a passar pelo processo de vaporização, que é uma mudança de fase que ocorre à temperatura constante. Durante esse processo, a água absorve uma grande quantidade de calor, mas mantém sua temperatura constante até que toda a água tenha se transformado em vapor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Lucas Teixeira

ano passado

A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(G1 - ifce 2020) As transformações que a matéria sofre podem ser classificadas em dois tipos de fenômenos, dependendo do dano que provocam em sua estrutura íntima. Quando a transformação altera a estrutura íntima da matéria, o fenômeno é químico, porém, se a modificação for mais branda, não alterando a estrutura íntima da matéria e nem formando novas substâncias no meio, o fenômeno será classificado com o físico. A relação entre o fenômeno citado e a sua classificação está correta em a) Ao entrar em contato com o sangue do ferimento, a água oxigenada 2 2(H O ) se decompõe, produzindo água 2(H O) e liberando gás oxigênio 2(O ), que é o responsável pela formação de uma espuma esbranquiçada sobre a superfície, chamada de efervescência. Fenômeno físico. b) Ao fim da sua longa jornada Casemiro começou a se sentir como aquela velha cerca de arame da sua fazenda enferrujando pela ação da natureza. Fenômeno físico. c) Naquela linda noite, a menina, sentindo-se tocada pela beleza da lua, encheu os seus olhos com os seus raios refletidos na superfície da lagoa. Fenômeno químico. d) A chuva caiu intensamente pela madrugada adentro e nas primeiras horas do dia a população daquela cidade histórica percebeu a corrosão que ela tinha realizado nas estatuas de mármores. Fenômeno químico. e) A temperatura daquele dia havia caído bruscamente sobre as montanhas e a mãe natureza sofreu seus efeitos: os lagos da região ficaram todos congelados como uma grande pedra de gelo. Fenômeno químico.

a) Ao entrar em contato com o sangue do ferimento, a água oxigenada 2 2(H O ) se decompõe, produzindo água 2(H O) e liberando gás oxigênio 2(O ), que é o responsável pela formação de uma espuma esbranquiçada sobre a superfície, chamada de efervescência. Fenômeno físico.
b) Ao fim da sua longa jornada Casemiro começou a se sentir como aquela velha cerca de arame da sua fazenda enferrujando pela ação da natureza. Fenômeno físico.
c) Naquela linda noite, a menina, sentindo-se tocada pela beleza da lua, encheu os seus olhos com os seus raios refletidos na superfície da lagoa. Fenômeno químico.
d) A chuva caiu intensamente pela madrugada adentro e nas primeiras horas do dia a população daquela cidade histórica percebeu a corrosão que ela tinha realizado nas estatuas de mármores. Fenômeno químico.
e) A temperatura daquele dia havia caído bruscamente sobre as montanhas e a mãe natureza sofreu seus efeitos: os lagos da região ficaram todos congelados como uma grande pedra de gelo. Fenômeno químico.

Mais conteúdos dessa disciplina