Buscar

Fraga (2016) relata que a entrevista inicial é importante para que o psicólogo conheça o cliente de forma exaustiva e possa extrair dados para form...

Fraga (2016) relata que a entrevista inicial é importante para que o psicólogo conheça o cliente de forma exaustiva e possa extrair dados para formulação de hipóteses, planejamento de bateria de testes e interpretação precisa dos dados dos testes e da entrevista devolutiva.
Fonte: FRAGA, J. B. L. F. As contribuições da entrevista inicial para o processo de psicodiagnóstico. Pretextos, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da entrevista inicial, analise os conceitos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Conhecimento acerca da queixa principal.
2) Anamnese.
3) Contrato terapêutico.
4) Levantamento de hipóteses diagnósticas iniciais.
5) Bateria de testes.
( ) Expõe as condições do processo, a natureza da avaliação, o valor do investimento e o engajamento do avaliando no processo.
( ) Proporciona o conhecimento e a compreensão acerca da história de vida do paciente, colhendo informações.
( ) Objetiva identificar a motivação do atendimento e promover a escuta do cliente.
( ) Propicia uma análise nosológica descritiva e comparativa entre o que o paciente relata e o que está no encaminhamento.
( ) Auxilia na seleção dos instrumentos para a avaliação, em consonância com os objetivos do processo e do encaminhamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Correta: 3, 2, 1, 4, 5.

Essa pergunta também está no material:

PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
11 pág.

Psicologia da Personalidade I Faculdade Joaquim Nabuco RecifeFaculdade Joaquim Nabuco Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: 3, 2, 1, 4, 5. Explicação: - O contrato terapêutico (3) é o primeiro objetivo da entrevista inicial, pois visa estabelecer as condições do processo, a natureza da avaliação, o valor do investimento e o engajamento do avaliando no processo. - A anamnese (2) é o segundo objetivo, pois tem como finalidade coletar informações sobre a história de vida do paciente, proporcionando o conhecimento e a compreensão acerca da queixa principal. - O conhecimento acerca da queixa principal (1) é o terceiro objetivo, pois visa identificar a motivação do atendimento e promover a escuta do cliente. - O levantamento de hipóteses diagnósticas iniciais (4) é o quarto objetivo, pois propicia uma análise nosológica descritiva e comparativa entre o que o paciente relata e o que está no encaminhamento. - A bateria de testes (5) é o último objetivo, pois auxilia na seleção dos instrumentos para a avaliação, em consonância com os objetivos do processo e do encaminhamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais