Buscar

Imagine que você é esteticista e trabalha no salão de beleza fazendo massagens, drenagens linfáticas e tratamentos faciais. No momento, você está p...

Imagine que você é esteticista e trabalha no salão de beleza fazendo massagens, drenagens linfáticas e tratamentos faciais. No momento, você está procurando cursos mais voltados para área de cosméticos, pois está sempre em busca de aperfeiçoamento e tem uma personalidade bastante curiosa e investigativa. Certa vez, no salão de beleza, uma das cabeleireiras estava falando com uma cliente sobre xampus. Sua colega de trabalho disse que a espuma formada durante a aplicação deste produto não tem muita serventia. Diante dessa situação, você ficou intrigada e começou a investigar sobre o assunto. Em suas pesquisas, você encontrou a informação de que o xampu faz a limpeza dos cabelo, isto é, remove sujidade e oleosidade. Para você, a função da espuma era justamente essa, auxiliar nessa limpeza. Tentado verificar se a afirmação dita pela cabeleireira procedia, você pesquisou sobre os componentes da formulação do xampu.

Elabore um pequeno texto mostrando qual o componente químico do xampu é responsável pela limpeza dos cabelos, descrevendo a sua estrutura química, bem como os motivos pelos quais você concorda ou discorda da informação da cabeleireira.

Escreva sua resposta no campo abaixo:


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O componente químico do xampu responsável pela limpeza dos cabelos é o tensoativo. Ele é responsável por reduzir a tensão superficial da água, permitindo que ela penetre nos fios e remova a sujeira e oleosidade. A estrutura química do tensoativo é composta por uma parte hidrofílica, que se liga à água, e uma parte lipofílica, que se liga à sujeira e oleosidade. Dessa forma, a espuma formada durante a aplicação do xampu auxilia na limpeza dos cabelos, pois aumenta a área de contato entre o tensoativo e os fios capilares. Portanto, discordo da informação da cabeleireira de que a espuma formada durante a aplicação do xampu não tem muita serventia.

0
Dislike1
User badge image

Geovana Santos

Os componentes químicos responsáveis pela limpeza dos cabelos são os tensoativos ou surfactantes, pois são capazes de remover a sujidade e a oleosidade, que geralmente são formados por compostos apolares (insolúveis em água). Dessa forma, se usássemos apenas água para fazer a limpeza dos cabelos, seria um processo pouco eficiente.

A característica-chave desses componentes é que todos eles são moléculas solúveis em água e em substâncias apolares. Um exemplo de tensoativo bastante usado em xampus é o lauril sulfato de sódio, que também é capaz de produzir espumas. Dessa forma, ele auxilia na higienização dos cabelos, mas a espuma formada por ele não potencializa de forma significativa este processo. O principal motivo para colocar esses produtos nas formulações é porque a maioria das pessoas acha que um xampu bom deve fazer espuma, pois elas sentem uma maior sensação de limpeza. Por isso, assim como corantes e fragrâncias, o uso de lauril sulfato de sódio está mais ligado ao marketing. Sendo assim, o comentário da cabeleireira tem fundamento e a afirmativa pode ser considerada verdadeira.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais