Buscar

Questão 49 Conceitos Básicos e Complicações em Cirurgia Laparoscópica Mulher com IMC de 30 kg/m² está sendo submetida a exérese de um endometrioma ...

Questão 49 Conceitos Básicos e Complicações em Cirurgia Laparoscópica Mulher com IMC de 30 kg/m² está sendo submetida a exérese de um endometrioma por via laparoscópica. A cirurgia geral é chamada porque ocorreu uma lesão inadvertida do cólon sigmoide evidenciada pelo extravasamento de pequena quantidade de fezes na cavidade. Ao entrar no campo operatório, você é informado pelo anestesista que a paciente está estável e a equipe nota que a lesão ocorreu na borda mesentérica do cólon sigmoide, com extensão de dois centímetros. Qual é a conduta recomendada?

A Realizar um reparo primário da lesão por laparoscópica ou laparotomia.
B Converter para laparotomia e realizar uma sigmoidostomia.
C Manter a abordagem por laparoscopia, suturar a lesão e realizar uma colostomia de proteção em ângulo hepático do cólon.
D Converter para laparotomia, fazer uma ressecção parcial do sigmoide envolvendo o segmento lesado e anastomose primária término- terminal.

Essa pergunta também está no material:

59dbf36e-3384-4fd5-946a-06ef69968e28
114 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta recomendada para o caso descrito é a alternativa C: Manter a abordagem por laparoscopia, suturar a lesão e realizar uma colostomia de proteção em ângulo hepático do cólon. Essa opção é a mais indicada porque a lesão é pequena e está localizada na borda mesentérica do cólon sigmoide, o que permite a realização de uma sutura laparoscópica. A colostomia de proteção é necessária para evitar a contaminação da cavidade abdominal por fezes e reduzir o risco de infecção. A opção A (realizar um reparo primário da lesão por laparoscópica ou laparotomia) pode ser arriscada, pois a lesão pode ser maior do que o esperado e a sutura pode não ser suficiente para evitar a contaminação. A opção B (converter para laparotomia e realizar uma sigmoidostomia) é uma opção mais radical e invasiva, que deve ser considerada apenas em casos de lesões maiores ou quando a sutura não é possível. A opção D (converter para laparotomia, fazer uma ressecção parcial do sigmoide envolvendo o segmento lesado e anastomose primária término-terminal) também é uma opção mais radical e invasiva, que deve ser considerada apenas em casos de lesões maiores ou quando a sutura não é possível.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais