Buscar

47. Em relação ao habeas data e ao habeas corpus, assinale a alternativa CORRETA. A) Caberá habeas data para assegurar o conhecimento de informaçõe...

47. Em relação ao habeas data e ao habeas corpus, assinale a alternativa CORRETA.
A) Caberá habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante ou terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
B) O habeas data não é cabível para a retificação de dados, mas sim para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante.
C) O Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que não cabe habeas corpus coletivo, por ausência de previsão expressa na Constituição Federal.
D) É cabível habeas data para proteger direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
E) São gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

Essa pergunta também está no material:

01-SIMULADO MISSAO PMPE V1 SOLDADO
18 pág.

Concursos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Caberá habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante ou terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. O habeas data é um instrumento jurídico que garante o direito de acesso a informações pessoais que estejam em posse de órgãos públicos ou empresas privadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais