Buscar

14) (1º Simulado/Prof. Francisco Júnior/Preparatório INSS-2014/2015) Paula é dona-de-casa e trabalha exclusivamente em sua residência nos afazeres ...

14) (1º Simulado/Prof. Francisco Júnior/Preparatório INSS-2014/2015) Paula é dona-de-casa e trabalha exclusivamente em sua residência nos afazeres domésticos, sem auferir renda. Ela quer verter contribuições para o Regime Geral de Previdência Social e, por isso, foi à Agência do INSS de seu bairro. Considerando as leis previdenciárias em vigor e o texto constitucional, qual será o enquadramento de Paula no RGPS, sua alíquota de contribuição e o fundamento constitucional para que ela recolha suas contribuições de forma diferenciada?

a) Paula será empregada doméstica, recolhendo com uma alíquota de 5% sobre o seu salário-de-contribuição, com base no art. 201, § 12º, da CRFB/88: “Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.”.
b) Paula será segurada facultativa, recolhendo contribuições no valor de 20% sobre o seu salário-de-contribuição, com fulcro no art. 201, § 12º, da CRFB/88: “Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.”.
c) Paula será segurada facultativa, recolhendo contribuições no valor de 0,5% sobre o seu salário-de-contribuição, com fulcro no art. 201, § 12º, da CRFB/88: “Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.”.
d) Paula será segurada facultativa, recolhendo contribuições no valor de 5% sobre o seu salário-de-contribuição, com fulcro no art. 201, § 12º, da CRFB/88: “Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.”.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Direito Previdenciário
16 pág.

Direito Previdenciário Faculdade de Tecnologia e Ciências de SalvadorFaculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a". Paula será empregada doméstica, recolhendo com uma alíquota de 5% sobre o seu salário-de-contribuição, com base no art. 201, § 12º, da CRFB/88: “Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.”.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais